Biossistec Jr fica em quarto lugar em competição da EMBRAPA

A Biossitec Jr. é a empres Júnior do curso de Engenharia de Biossistemas da FZEA/USP. Em sua curta, mas já rica, história de 5 anos a empresa conseguiu um de seus maiores resultados. Participando da competição Ideas for Milk da Embrapa, entre centenas de projetos a Biossistec ganhou a etapa de São Carlos e conseguiu a quarta colocação nacional. A seguir entrevistamos os membros da empresa que participaram do projeto para nos falar um pouco dessa competição e da empresa. Parabéns Biossistec, a todos os membros atuais e àqueles que já fizeram parte de sua história.

1- Explique-nos um pouco como foi o projeto que a Biossistec inscreveu na competição.

Representação do aplicativo Mastitec

O projeto inscrito pela Biossistec Jr na competição foi o de “Técnicas de visão computacional aplicadas na detecção de mastite na bovinocultura de leite”, que tem como objetivo a criação de um Aplicativo Mobile que nomeamos de “Mastitec”. Esse apicativo detecta a presença de Mastite Subclínica no úbere de bovinos de leite utilizando análise de imagens termográficas.  A ideia é que seja uma ferramenta corriqueira na vida dos produtores de leite e que auxilie na tomada de decisões quanto a presença de mastite, além de auxiliar na prevenção da doença e no manejo com a finalidade de reduzir a contaminação do rebanho.

2- Como foi desenvolvido o projeto? Como surgiu a ideia e como vocês foram desenvolvendo?

A ideia do projeto surgiu após uma conversa entre os membros da Empresa Jr. com alguns professores e, assim, projeto foi se desenvolvendo gradualmente, onde no inicio algumas reuniões foram importantes para ser decidido o caminho a ser seguido e as funções de cada um dentro do projeto. Então, enquanto alguns membros procuravam informações na literatura, outros foram perguntando aos especialistas nas áreas, como zootecnistas, engenheiros, médicos veterinários, etc. Durante esse período contamos com a ajuda do Laboratório Qualileite do Prof. Dr. Marcos Veiga, especialista em Mastite no gado leiteiro, além do suporte de muitos professores e profissionais da faculdade que disponibilizaram tempo para que o projeto fosse se desenvolvendo.  Após concluirmos as pesquisas, começamos a iniciar a etapa prática do projeto com a obtenção das fotos termográficas dos úberes dos bovinos de leite da FZEA realizando-os em conjunto com exames de CMT para identificação das vacas doentes.  A etapa atual do Aplicativo Mastitec consta no desenvolvimento do algoritmo capaz de informar a presença ou não da mastite.  Ao longo de todo o desafio e desenvolvimento do projeto, contamos com a ajuda fundamental da Prof. Dra. Luciane Martello, do Prof. Dr. Luciano Lulio e do Prof. Dr. Rafael Souza.

3- Qual a importância para a empresa Jr. do resultado dessa competição?

    bA maior importância para a Biossistec Jr. foi, sem dúvidas, a visibilidade que o Ideas for Milk possibilitou alcançar, onde, além da Empresa Jr. possibilitou ao curso de Engenharia de Biossistemas uma divulgação Nacional e um maior reconhecimento do possível papel desse Engenheiro no mercado lácteo. Os feedbacks pós-evento foram muito gratificantes para nós, onde muitas pessoas de dentro e fora da faculdade passaram a enxergar o enorme potencial do curso, pois um grande diferencial em relação aos outros grupos, principalmente na final de São Carlos, foram o nosso conhecimento tanto da área animal quanto da área tecnológica, devido à proposta do nosso curso.

4- E como foram as etapas do “Ideas for milk”? (descreva se houveram apresentações, provas etc.)c

O Desafio de Startups Ideas for Milk foi composto por três fases. Na primeira etapa, chamada de classificação não foi presencial, os realizadores do desafio analisaram as 137 propostas enviadas e selecionaram as 40 melhores que passariam para a próxima etapa, onde foram divididas em 8 finais locais, sendo 5 propostas para cada final local (Belo Horizonte, Juiz de Fora, Viçosa, Lavras, Porto Alegre, São Carlos, Campinas e Piracicaba). Nas finais locais os participantes apresentaram suas propostas e os critérios de avaliação foram: Impacto Econômico, Barreiras de Entrada, Visão de Futuro e Execução e desenvolvimento do projeto. Cada critério valia de 0 à 4 pontos e após as apresentações somente um projeto de cada final local foi selecionado para a final nacional, a última etapa do desafio, que foi realizada em Brasília, na sede nacional da EMBRAPA e nesta etapa foram apresentados cada um dos 8 projetos vencedores de cada final local, onde os critérios de avaliação foram os mesmos e acabamos nos classificando em 4º lugar Nacional.

5- Conte-nos um pouco sobre outros projetos que a empresa esta desenvolvendo.

Atualmente reformulamos o nosso Portfólio para atender maiores necessidades do nosso mercado de atuação, onde estamos realizando projetos que envolvem desde Mapeamento de Fertilidade de Solo até a criação de Aplicativos, como o Mastitec e o aplicativo que estamos criando na FZEA para rastreamento dos ônibus do Campus. Estamos também muito envolvidos com parcerias com empresas da região para desenvolvimento de futuros projetos, como a Empresa Casale e a Exclusive.

Portfólio da Biossistec Jr.
Portfólio da Biossistec Jr.

6- Depois dessa premiação, a Biossistec tem intenção de levar esse projeto da mastite adiante?

Sim, a nossa intenção é continuarmos trabalhando no projeto Mastitec, através de pesquisas científicas com os mesmo professores, pesquisas de mercado e investimentos que estamos negociando no momento, para que possamos desenvolver e validar a tecnologia com os testes que existem hoje para detectar a Mastite, de forma que possamos atingir um alto nível de confiabilidade dessa tecnologia, e assim possamos disponibilizá-lo ao Mercado leiteiro. Uma tecnologia 100% idealizada por Engenheiros de Biossistemas.

e

1 Trackback / Pingback

  1. Aplicativos ganham espaço no campo