Fertilidade, um conceito chave para Engenharia de Biossistemas

Sistema de plantio direto

Texto escrito por Victor Leão, aluno de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP

A engenharia de biossistemas atua em diversas áreas do sistema produtivo e um dos seus conceitos mais importantes é o da fertilidade. A fertilidade é o que mantém a natureza viva, isto é, o processo de reciclagem de nutrientes de forma sustentável e que pode ser determinada por fatores como água, luz, calor, ar e minerais. O desafio do engenheiro de biossistemas é conseguir manejar estes fatores afim de manter um ecossistema ideal ou até mesmo recuperá-lo.

A fertilidade em um sistema agrícola pode ser medida pela sua  capacidade de produção de biomassa, que nada mais é do que a  produção de resíduos vegetais como podas e de resíduos de  animais como esterco, ou seja, tudo que produza matéria orgânica  e que pode ser reintroduzido ao sistema. A biomassa pode ser  adquirida também por adubação verde, sistema de plantio direto e  pela integração com animais.

Uma técnica muito utilizada para a regeneração da fertilidade é  o sistema agroflorestal que consiste em introduzir espécies de  árvores em produções agrícolas trabalhando a favor da natureza,  obtendo-se uma melhoria nas propriedades físicas e químicas do  solo como estrutura e quantidade de nutrientes, minimizando a utilização de agrotóxicos e pesticidas, diminuindo os impactos ambientais negativos e melhorando a fertilidade total do sistema com utilização de espécies fixadoras de nutrientes e serapilheira, que é a camada formada pelo acúmulo de matéria orgânica morta em diferentes estágios de decomposição, revestindo superficialmente o solo fazendo a reciclagem de nutrientes e protegendo o solo de erosão.

Figura 2 - Sistema Agroflorestal
Figura 2 – Sistema Agroflorestal

Cada vez mais agricultores estão aderindo à produção sustentável pois além de ser uma boa alternativa para reutilização de resíduos vegetais/animais produzidos pelo sistema, beneficia o meio ambiente e a criação de outros insumos que podem ser convertidos em renda extra.

O papel do engenheiro de biossistemas é aplicar essa e outras técnicas de disciplinas como solos, grandes cultivos e agricultura de precisão em um sistema para manter a sua fertilidade e aumentar sua produção de maneira ecológica e tecnológica, utilizando de ferramentas computacionais e bioindicadores ambientais para acompanhar o desenvolvimento do ecossistema.

Referências Bibliográficas

KHATOUNIAN, Carlos Armênio. A reconstrução ecológica da agricultura. Botucatu: Livraria e Editora Agroecológica, 2001.

ENGEL, Vera Lex. Sistemas Agroflorestais: Conceitos e Aplicações. Botucatu: Recursos Naturais/fca – Unesp/botucatu, 1999.