I Congresso Brasileiro de Engenharia de Biossistemas

Texto por: Prof. Dr. Fabrício Rossi, coordenador do curso de Engenharia de Biossistemas na FZEA/USP

Aconteceu na UNESP/Tupã, entre os dias 23 a 24 de agosto, o I Congresso Brasileiro de Engenharia de Biossistemas (I CONBEB) e a IV Semana de Engenharia de Biossistemas (SEMEB). Com o tema “Tecnologias, inovações e perspectivas na produção” o evento reuniu mais de 180 participantes dos quatro cursos de graduação em Engenharia de Biossistemas do Brasil: USP/FZEA (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos); UNESP/Tupã (Faculdade de Ciências e Engenharias de Tupã); UFCG/CDSA (Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido) e IFSP (Instituto Federal de São Paulo, Campus Avaré).

i2

Composição da mesa de abertura do I CONBEB. Fonte: Organização I CONBEB.
Composição da mesa de abertura do I CONBEB.
Fonte: Organização I CONBEB.

A apresentação cultura ficou a cargo da banda dos professores da Unesp/Tupã, que animaram todos os participantes ao som de Despacito e outras canções!

Apresentação cultural. Fonte: Organização I CONBEB.
Apresentação cultural.
Fonte: Organização I CONBEB.

O evento foi organizado com palestras e minicursos com renomados profissionais da área. A palestra inicial “O Conselho de Carreira que provavelmente você ainda não recebeu” foi ministrada pela Sra. Maria Elvira Sogayar Scapol, da Zilor Energia e Alimentos (http://www.zilor.com.br) que deu ênfase nas características que as empresas procuram para compor sua equipe de profissionais.

Maria Elvira Sogayar Scapol, recebendo os agradecimentos da organização do evento. Fonte: Organização I CONBEB.
Fonte: Organização I CONBEB.

A segunda palestra “Desafios tecnológicos e biossistema agrícola para alta produtividade de soja e milho no Brasil: visão integrada do mercado” foi ministrada pelo Eng. Agr. Guy Mitsuyuki Tsumanuma, que destacou também o potencial de atuação do Engenheiro de Biossistemas no agronegócio.

Guy Mitsuyuki Tsumanuma, recebendo os agradecimentos da organização do evento. Fonte: Organização I CONBEB.
Guy Mitsuyuki Tsumanuma, recebendo os agradecimentos da organização do evento.
Fonte: Organização I CONBEB.

A palestra de encerramento do Congresso foi :“Conquistas e desafios na produção de alimentos”, ministrada pela Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs (UNIP), que também abrilhantou o congresso com seu grande conhecimento sobre biossistemas.

Público participante do I CONBEB. Fonte: Organização I CONBEB.
Público participante do I CONBEB.
Fonte: Organização I CONBEB.

Em breve, novas informações sobre o I CONBEB, acompanhem conosco.

Todos fizeram história participando do I Congresso Brasileiro de
Engenharia de Biossistemas! Parabéns!
Gratidão a UNESP/Tupã pela organização do I CONBEB!