Um pouco da participação da UFCG no I CONBEB

UFC3

A Universidade Federal de Campina Grande esteve representada no I Congresso Brasileiro de Engenharia de Biossistemas e na quarta semana de Engenharia de Biossistemas da UNESP, campus de Tupã, SP, por meio de graduados, graduandos de diversos períodos do curso, desde ingressantes até pré-concluintes em Engenharia de Biossistemas, graduandos em Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, de um técnico em hidráulica e de docentes lotados na Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento do campus de Sumé.

Todos que participaram ressaltaram a carinhosa acolhida dispensada por meio da organização e da importância deste evento que apresentou direcionamentos, orientações, questionamentos, possibilidades e oportunidades profissionais, além de atrações culturais muito interessantes.

A participação de empresas, empresários, produtores rurais, representantes de associações de classe, dos graduandos e profissionais da Engenharia de Biossistemas, favoreceu a troca de experiências e ampliação da rede de contatos, o que deve chamar atenção de todos nós que fazemos parte de Instituições de Ensino Superior, da necessidade de atendimento das demandas postas pelo mercado de trabalho, das necessidades dos setores produtivos de segmentos diversos e da missão do Engenheiro de Biossistemas, que passa a enfrentar desafios desde 2009 e, a partir da inserção dos primeiros egressos no mundo do trabalho, apresentar soluções com auxílio da tecnologia aos mais complexos problemas adaptadas a uma nova tendência mundial, a sustentabilidade, que pode ser classificada por alguns como ambiental, social ou econômica.

Os organizadores foram felizes na escolha da temática do evento, onde foram realizadas palestras e minicursos excelentes, ministrados por ótimos profissionais. De acordo com o depoimento dos alunos, os minicursos poderiam ter ofertado uma carga horária maior, no entanto, compreendemos as dificuldades que o tempo nos impõe na realização destes.

Parabenizamos os organizadores do evento, pois ficamos maravilhados com o empenho e o cuidado de todos os membros da organização. Nossos cordiais agradecimentos pelo apoio da Comissão Organizadora, desde a receptividade, atenção, educação e exemplo de luta por ideais traçados pela e para a Engenharia de Biossistemas.

Hugo Morais de Alcântara
Professor Adjunto II – SIAPE 2115731
Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido

Depoimentos de alguns dos participantes da UFCG/CDSA no I Congresso Brasileiro de Engenharia de Biossistemas

É possível usar a palavra “privilégio” para fazer referência ao I Congresso Brasileiro de Engenharia de Biossistemas que participamos, pois esperávamos ansiosamente por um evento que nos mostrasse a importância e a qualidade deste curso que optamos e quanto é essencial esta profissão. Tivemos a oportunidade de abrir nossos olhos e enxergar um futuro brilhante e próximo, com uma carreira profissional direcionada para diversas áreas de atuação.

O evento possuiu uma organização impecável, receptiva e educada. As palestras e minicursos possuíam temas interessantes que nos proporcionaram novos conhecimentos em diferentes áreas de trabalho.

Durante as apresentações dos trabalhos recebemos a devida atenção dos avaliadores e dos interessados pelo desenvolvimento da pesquisa que estamos realizando, o que nos deixou satisfeitos e gratos, além da valorização que recebemos por termos nos deslocado da Paraíba até Tupã, SP, para participar do primeiro congresso brasileiro de nossa área.

Foi uma experiência única e extremamente rica em conhecimentos. Que venham novos congressos para que toda a produção científica de nosso curso seja divulgada cada vez mais.

Shayenny Medeiros

Graduanda do 8º período do curso de Engenharia de Biossistemas

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido

O primeiro Congresso Brasileiro de Engenharia de Biossistemas, foi uma experiência que marcou e incentivou os graduandos e graduados do curso de Engenharia de Biossistemas, seja ela pelas novas áreas ou pelas inúmeras empresas que conhecemos e que podemos atuar. O Congresso foi bastante enriquecedor, tanto pelos minicursos, quanto por conhecer novas pessoas que cursam biossistemas, sem falar das apresentações dos trabalhos com suas diferentes áreas de pesquisa. Aprendi bastante para defender meus ideais como futura Engenheira de Biossistemas. Espero que haja novos congressos como este, para que possamos engrandecer e divulgar mais ainda a Engenharia de Biossistemas no Brasil.

Kamila Sotero

Graduanda do 4º período do curso de Engenharia de Biossistemas

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido

O I CONBEB foi uma experiência única por nos conceder uma realidade diferente da que vivenciamos em nosso campus e, é de fato, normal pela diferença entre as regiões. Os minicursos acrescentaram não apenas no currículo, mas também na motivação de defender o que aprendemos e idealizamos para o nosso curso, associando produtividade e sustentabilidade ambiental e econômica.

Paloma Moreira

Graduanda do 6º período do curso de Engenharia de Biossistemas

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido

No I Congresso de Engenharia de Biossistemas, foi possível perceber como o curso está crescendo em nosso país. Foi lindo chegar ao local do evento e ver a expectativa de todos. Mesmo tendo percorrido uma distância aproximada de 2700 km de Sumé, PB, até Tupã, SP, a distância não foi problema para os graduandos da Universidade Federal de Campina Grande do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, pois a alegria de estarmos participando do CONBEB era imensa, um marco em nossas vidas acadêmicas que iremos levar para a posteridade. O CONBEB abordou uma temática interessante com foco em diversas áreas de atuação profissional, seguindo a essência do nosso curso, a multidisciplinaridade, com os palestrantes nos mostrando como o nosso curso é valioso para o desenvolvimento do Brasil. Cada detalhe pensado à risca em fazer o melhor. A UNESP foi uma anfitriã que não deixou passar nada. A experiência adquirida no evento auxiliará os próximos, melhorando ainda mais o que já foi ótimo.

Sílvia Maria Dantas

Graduanda do 10º período do curso de Engenharia de Biossistemas

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido

Além da experiência acadêmica, considero a minha participação no I Congresso Brasileiro de Engenharia de Biossistemas como uma experiência de vida em Tupã, SP. Foi marcante para os estudantes da Engenharia de Biossistemas, em nível de graduação, a reunião de representantes de todos os cursos ofertados no Brasil. De forma geral foi um excelente evento. Que possamos um dia recebê-los da mesma forma carinhosa e atenciosa aqui quem sabe em nosso campus.

Renata Richelle Santos Diniz

Graduanda do 9º período do curso de Engenharia de Biossistemas

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido

O congresso foi de grande relevância para os futuros profissionais de Engenharia de Biossistemas, tendo em vista o encontro entre os discentes de diferentes universidades, propiciando a troca de conhecimento, levando em consideração o que é abordado em cada IES em virtude das diferenças das regiões.

Santana Lívia de Lima

Graduanda do 10º período do curso de Engenharia de Biossistemas

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido

O I CONBEB foi muito organizado e com ótima estrutura o que permitiu uma experiência única onde adquirimos conhecimentos que ampliaram nossa visão e proximidade com o curso. Também foram realizados ótimos minicursos e palestras instrutivas. Fomos muito bem recebidos pela organização do congresso que foi bastante atenciosa e, com apoio da prefeitura de Tupã, SP, forneceu alojamento para o nosso grupo de estudantes, informações indispensáveis e auxílio sempre que precisávamos. Estas ações tornaram nossa presença possível e mais agradável.

Álberi Medeiros Santos

Graduando do 6º período do curso de Engenharia de Biossistemas

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido

 

Minhas impressões do I CONBEB foram as melhores possíveis. O evento não foi grandioso em número de pessoas, mas foi muito grandioso no acolhimento e atendimento dispensados aos participantes. Muito bem organizado e coordenado. Uma boa temática, ótimas palestras e excelentes minicursos, apresentados por profissionais bem qualificados. Proporcionou ótimas trocas de experiências e saberes, nos deixando um sabor de quero mais…

Maria Leide Silva de Alencar
Engenheira Agrícola/Professora Adjunta

CDSA/UATEC/UFCG – Sumé

Construções Rurais, Mecanização e Agroecologia

Prezado Professor Fabrício, primeiramente quero parabenizar pela iniciativa e agradecer pela oportunidade. Bom, em linhas gerais o I CONBEB foi muito organizado, foi notória a dedicação, o empenho e os cuidados por parte de todos os membros da organização. Sei dos desafios em preparar um evento, principalmente, no que diz respeito à obtenção de recursos financeiros e humanos. Acredito que provavelmente a maioria dos objetivos traçados foi atendida, pois possibilitou o surgimento de diversos questionamentos, orientações, direcionamentos, possibilidades e oportunidades. Enfatizo que a participação de empresas e empresários (produtores rurais, etc.), foi muito importante, permitindo entre outras coisas, a troca de experiências e ampliação da rede de contatos. A participação destes segmentos deve merecer uma dedicação especial, pois a conexão dos estudantes com o mercado de trabalho dever em linha reta, de forma que sejam rapidamente absorvidos, sendo estes eventos uma ótima oportunidade para isto. Uma sugestão seria a possibilidade de stands de empresas e produtores que possam ser visitados durante o coffee break ou em outro momento mais propício. Quanto às palestras, os temas foram bastante oportunos, embora, os minicursos poderiam ter um enfoque mais prático e com maior carga horária. No mais, parabenizo a comissão organizadora e todos que se dedicaram para a realização do evento ficando à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Rummenigge de Macêdo Rodrigues

Eng. Agr. Dr. Em Ciência do Solo

Técnico de LAFHID/CDSA/UFCG

SIAPE 1652609

Turma da UFCG no I CONBEB
Turma da UFCG no I CONBEB

UFCG1

UFCG2