Entrevista com a Professora Drª. Luciane Silva Martello (FZEA/USP)

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako e Tauane Baitz, alunas de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientadas pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi dentro do Programa Unificado de Bolsas da USP.

Sem títuloDurante os dias 12,13 e 14 de Setembro desse ano na cidade de Nantes,  França, ocorreu o 8th European Conference on Precision Livestock Farm, congresso que aborda temas relacionados á zootecnia de precisão; novas tecnologias e suas aplicações.Cientistas do mundo inteiro compareceram no evento, com a intenção de trocarem connhecimentos e experiências, a partir de “bate-papos”. O evento ocorre a cada 2 anos e terá a próxima edição na cidade de Cork, Irlanda.

A  Professora Drª. Luciane Silva Martello, formada em Zootecnia na FAZU esteve presente no congresso e nos contou um pouco da sua experiência e as novidades apresentadas.

Logo do 8th European Conference on Precision Livestock Farm. Fonte: http://www.ecplf2017.org/

Portal Biossistemas: O que foi discutido no evento?

Luciane S. Martello: Foram discutidas tendências de tecnologias na área de zootecnia de precisão, como o uso de imagens, bem-estar animal e softwares que detectam precocemente algumas doenças. Além do fórum para inovações para área do Engenheiro de Biossistemas.

Portal Biossistemas: Quais foram as inovações apresentadas?

Luciane S. Martello: As principais inovações observadas foram na área de bem-estar animal com o uso de imagem aplicada, como em bovinos com “doença do casco”, evitando que se agrave o problema. Diagnóstico por vocalização, com 2 dias de antecedência do aparecimento visível da tosse suína. Implementação de acelerômetro, podendo ser colocado no colar ou fixado na orelha do animal, sua principal função é detectar a atividade do animal durante o dia. Além do Big Data que armazena informações na nuvem, como tecnologia de informação para a agropecuária e gestão. No geral, tecnologias de suporte de tomadas de decisão na propriedade e na indústria.

Portal Biossistemas: Essas inovações podem ser aplicadas na engenharia de biossistemas ?

Luciane S. Martello: Elas são “PURA” engenharia de biossistemas, com relação à utilização de softwares e outras tecnologias. Sendo o engenheiro de biossistemas o profissional mais habilitado para trabalhar com zootecnia de precisão, pois ele consegue fazer o processo por inteiro, desde desenvolver o equipamento até analisar os dados que ele apresenta, transformando-os em informações úteis.

Portal Biossistemas: Algum engenheiro de biossistemas foi plestrante no congresso ?

Luciane S. Martello: Sim, teve, por exemplo a Tami M. Brown-Brandl, da Universidade de Nebraska (USA) que visitou a FZEA no ano de 2016; In Bok Lee, professor da Universidade de Seoul (Coréia do Sul) e, Tomas J. Norton, professor da Universidade de Leuven (Bélgica).

Fica o convite da Professora para a participação dos Engenheiros de Biossistemas no 10th Internacional Livestock Environment Symposium (ILES X) with 1st. U.S. Precision Livistock Fram Symposium, entre os dias 25-27 de setembro 2018 em Omaha, Nebraska, USA. Esse simpósio está aberto para receber resumos dos projetos até dia 20 de outubro, e as inscrições podem ser feitas através do site www.asabe.org/ilesx2018.

Logo da 10th Internacional Livestock Environment Symposium (ILES X) with 1st. U.S. Precision Livistock Fram Symposium. Fonte: <www.asabe.org/ilesx2018>