Vem aí o I ENEB

No dia 28/10/2017 ocorrerá na FZEA (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos) o I ENEB. Mas o que seria esse evento? O Primeiro Encontro de Engenheiros de Biossistemas foi um evento pensado para reunir e congregar os Engenheiros de Biossistemas e possibilitar conversas, debates e apresentações sobre o mercado de trabalho dessa profissão. O lema do evento já explica um pouco dos objetivos pretendidos com esse dia: “De estudantes a profissionais, unindo para compartilhar”, a ideia é justamente essa, unir Engenheiros de Biossistemas em formação com aqueles já formados para poderem compartilhar suas experiências, histórias, dicas sobre processos seletivos, debater temas relevantes para a área, se atualizar sobre nossa profissão entre outros.

Mas, quem fará o evento? Palestrantes de diversas empresas e instituições públicas confirmaram suas presenças para falar sobre os mais variados assuntos relacionados à Engenharia de Biossistemas. Vamos conhecer um pouco mais sobre os palestrantes?

A palestra inicial será sobre um tema da atualidade, empreendedorismo e inovação. Será proferida pela Naira Bonifácio da Agência USP de Inovação. A Naira possui grande experiência na área, atuando em instituições como a SciBr Foundation (Fundação que apóia projetos de pesquisa inovadores) e na organização de eventos como o TedxUSPLeste. Já começamos top ein?

Em seguida, o Engenheiro de Biossistemas Gabriel Lino, apresentará a palestra: Tecnologias aplicadas ao agronegócio. Gabriel atua na empresa Raízen e contará um pouco mais sobre o Projeto Pentágono dessa empresa. Segundo descrição da Raízen: “O Pentágono é um dos maiores investimentos tecnológicos da Raízen para o setor sucroalcooleiro e envolve diretamente mais de 10.000 pessoas. O projeto possui um panorama completo de operações e aumenta a produtividade para toda produção”.

Continuando, após um coffee break onde os participantes poderão conversar, trocar cartões, abraçar os amigos, será realizada a palestra “Mercado de Trabalho: onde o Engenheiro de Biossistemas atua”. A ideia dessa palestra é apresentar um panorama de onde os engenheiros de biossistemas estão atuando. Então serão seis palestrantes, três que atuam em empresas privadas e três que estão em instituições de ensino ou públicas. E quem são eles?

– Jonathan Sayama, atualmente é líder de Projetos e Melhoria Contínua, na empresa TECNOSEEDS, responsável pelas unidades do Brasil localizadas em Ipuã/SP e Uberlândia/MG.

– Amanda Mattiazzo, atua no mapeamento de processos e identificação oportunidades, gestão de projetos (PMO), elaboração de artefatos, gerenciamento de requisitos, análise, estruturação e gestão de indicadores na empresa Cosin Consulting.

– Franklin Utida,  foi estagiário por 6 meses – suprimentos matérias primas – na Empresa Natura, onde atuou como Analista de suprimentos por 2 anos – matérias primas – e atualmente é Analista de suprimentos – terceirização.

– Tatiana Canata, Bacharel em Engenharia de Biossistemas pela USP/FZEA (2014) e Mestra em Ciências pela USP/ESALQ (2017) no Programa de Engenharia de Sistemas Agrícolas com enfoque na área de Agricultura de Precisão. Atualmente é bolsista do CNPq no Centro de Inovação Tecnológica da América Latina na empresa John Deere.

– João Vitor Campos – Doutorado/FZEA-USP: trabalha com o desenvolvimento de um forno capaz de sinterizar peças cerâmicas até 120x mais rápido do que um forno convencional, utilizando muito menos energia e ainda melhorando as propriedades dos materiais sinterizados.

– Lucas Trevisan, Mestrado/Illinois-EUA: primeiro Engenheiro de Biossistemas a fazer Mestrado nos EUA (saiba mais aqui) atua em projetos de pós-colheita com soja.

Ainda tem mais! Após o horário de almoço, o renomado pesquisador Ricardo Inamasu da EMBRAPA falará sobre “Agricultura de precisão visão atual e perspectivas para o futuro”. Ricardo é uma referência na área sendo autor de diversos projetos, artigos e livros sobre o tema.

As 14:40 outro painel interessante para os Engenheiros de Biossistemas que estão em inicio de carreira. “De estagiário à coordenador: evolução dentro de uma empresa” trará três profissionais da Suzano Papel e Celulose para conversar conosco. Um gerente,, um analista e um estagiário trarão uma visão completa de como é a carreira dentro de uma empresa desde o estágio até cargos superiores. Conheça mais esses três palestrantes:

Richard Mendes Dal Aqua – Engenheiro da Computação pela Universidade de Braz Cubas e especialização em Geoprocessamento pela Unicamp. Trabalha na Suzano Papel e Celulose há 23 anos e atualmente é gerente da área de Geoprocessamento e Cadastro Florestal.

Rafael Donizetti Dias – Engenheiro de Biossistemas pela USP/FZEA e mestrando em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela USP/ESALQ. Ingressou na empresa
Suzano Papel e Celulose como estagiário e atualmente é Analista de Informações Florestais.

Marcello Vinicius Ferreira – Engenheiro de Biossistemas pela USP/FZEA em formação e técnico em informática, atualmente realiza estágio superior na Suzano Papel e Celulose na área de Geoprocessamento e Cadastro Florestal.

Para encerrar o dia com chave de ouro, teremos a palestra: “O presente e o futuro da Engenharia de Biossistemas” com o Prof. Dr. Fabrício Rossi, atual coordenador do curso de Engenharia de Biossistemas na FZEA/USP. Onde estamos atualmente? Quais são as perspectivas futuras para o curso e para a profissão? Esses serão alguns tópicos da fala do Prof. Fabrício.

Acabou? Não! Ainda teremos uma super confraternização na choperia Campanária, com chopp artesanal e muita comida. Não vão perder essa né?
Aguardamos todos para debater e confraternizar conosco!

Link para inscrição: https://www.even3.com.br/ENEB