A Engenharia de Biossistemas e o vestibular

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada do Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

A época de vestibulares está chegando e nesse momento muitas pessoas enfrentam a difícil decisão de escolherem a profissão que desejam seguir, ainda mais quando uma das suas opções é um curso novo no país, como a Engenharia de Biossistemas que foi introduzido no Brasil no ano de 2009 pela Universidade de São Paulo (USP).

Este ano o vestibulando de Engenharia de Biossistemas encontrará a relação candidato/vaga igual a 5,05 na FUVEST, que oferece 42 vagas para o ingresso no curso e outras 18 vagas serão ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) para aqueles que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A partir deste ano há um diferencial na FUVEST , a USP aprovou um programa de cotas sociais e raciais, em que as cotas inicialmente serão distribuídas conforme os cursos de cada campus.

O campus da USP em Pirassununga, um dos locais onde o curso é ministrado, vêm ganhando destaque na mídia por causa do seu perfil que está diretamente ligado aos cursos que oferece. Além da classificação cinco estrelas em todos os cursos do campus pelo Guia do Estudante. Uma das notícias que traz o campus de Pirassununga como destaque pode ser vista na reportagem do link : http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/jornal-da-eptv/videos/t/edicoes/v/apos-enem-estudantes-devem-encarar-maratona-de-vestibulares-para-universidades-estaduais/6285277/

Programas como o “USP na Escolinha“ que desde 2013 divulga os cursos e apresenta á comunidade as características principais de cada um deles, através de atividades escolares e visitas á Universidade, tem como foco principal os estudantes do ensino fundamental; para que possam desde pequenos conhecer as áreas em que podem atuar conforme suas preferências.

Agora só me resta desejar boa sorte á aqueles que irão prestar os vestibulares, principalmente aos que escolheram a Engenharia de Biossistemas como opção de curso, para que cada vez mais possamos aumentar a comunidade de Engenheiros de Biossistemas no Brasil. logo