Inovações na agricultura de precisão.

Texto escrito por Tauane Baitz, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada do Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

A Agricultura de Precisão é um tema abrangente e muito comentado nos dias de hoje. Não está limitada a algumas culturas ou a algumas regiões.

Seu principal objetivo é o gerenciamento mais detalhado do sistema de produção agrícola como um todo, visando analisar condições ideais para o plantio (clima, solo e relevo) com o intuito de aumentar as práticas de cultivo, aumentar a produtividade, diminuir custos e aumentar lucro.

A agricultura de precisão é representada por estes três pontos que encaminha em excelência de resultados:

•    Revolução gerencial;

•    Tecnologia de Informação;

•    Agregação de valor à produção.

O principal grande avanço na agricultura de precisão foi a utilização do GPS (Global Positioning System) que proporcionou a entrada de outras tecnologias, como tratores guiados por GPS (Global Positioning System) para plantação de sementes, aplicação de pesticidas e principalmente nos processos colheita.  A combinação destes sistemas integrados foi uma grande inovação.

Outro grande avanço tecnológico na agricultura de precisão, que ultimamente vem sendo bem comentada é a introdução de drones em diversos processos. A utilização de drones possibilita o monitoramento aéreo em tempo real dos processos de colheita, sensoriamento remoto mais acessível quando comparado ao realizado por satélites, detecção de pragas na plantação e gargalos na produção com bastante agilidade, reduzindo perdas e aumentando a performance.

A utilização de sensores inteligentes vem sido aplicado na agricultura, permitindo o monitoramento total das plantas, conseguindo captar a saúde da plantação, a necessidade de água e o teor de nitrogênio no solo. Com a possibilidade de monitorar a saúde da plantação, permitem a detecção de doenças e contaminações, possibilitando rápida ação dos gestores para a solução do problema.

Um problema na agricultura em geral é o imenso volume de dados, extremamente variado. A utilização do Big Data tem sido implementada na agricultura de precisão como na produção animal e tem possibilitado o melhor fluxo de informações, uma análise mais rápida e efetiva e tem levado à melhores decisões, criação de estratégias e favorecendo a troca de informações.

A Engenharia de Biossistemas, possibilita a realizar maiores inovações na agricultura de precisão, aumentando a interação entre todos as tecnologias já conhecidas, aumentando a produtividade, diminuindo custos e percas.