XX Semana de Recepção aos Calouros da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (USP-FZEA).

Alunos da turma X, realizando o plantio da árvore da turma.

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako e Tauane Baitz, alunas de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientadas pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi dentro do Programa Unificado de Bolsas da USP.

Durante a última semana de fevereiro, ocorreu na FZEA a XX Semana de Recepção aos calouros, cuja programação era composta por palestras, gincanas e workshops com o intuito de fazer com que os calouros conhecessem a Faculdade e para entrosarem com os novos colegas e com os veteranos.

No primeiro dia aconteceu a distribuição do kit calouro, diversas palestras e gincana, além de um tour para conhecer a FZEA.

Apresentação do ZEB e das agremiações.

No segundo dia da recepção, cada curso teve sua programação, com o intuito de apresentar os grupos de estudo e empresas específicas da área, como a Biossistec Jr, Hacker Club A51, Portal Biossistemas Brasil entre outros. Foi apresentado o Departamento de Engenharia de Biossistemas (ZEB), e logo após deu-se a apresentação de alguns pontos na faculdade, como o Departamento de Ciências Básicas (ZAB), biblioteca e os laboratórios. Também ocorreu o apadrinhamento, muito importante para os calouros, pois um veterano do curso acolhe um calouro como afilhado para poder ajudá-lo nos primeiros momentos na Faculdade.

Apresentação da biblioteca e de um dos laboratórios.
Alunos da turma X, realizando o plantio da árvore da turma.

No terceiro dia, os calouros ficaram livres para participarem de oficinas que mais se identificaram, essas foram realizadas por várias agremiações da Faculdade.

Algumas das oficinas que aconteceram: ABU, Cursinho Popular Pirassununga, Enactus e Ziriguidum.

O Portal Biossistemas Brasil teve a honra de estar presente durante a Recepção, apresentando um pouco da nossa história, valores e o que esperamos para o futuro, para que os calouros de Engenharia de Biossistemas conhecessem um pouco mais sobre nós; mostrando o leque de versatilidade do curso, além do convite para fazerem parte da equipe e para conhecerem o nosso trabalho na plataforma que esperamos que cada vez cresça mais.

Apresentação do Portal Biossistemas Brasil.