O aumento na produção e no uso de biocombustíveis agrada também a aviação

Empresa aérea que usa biocombustível. eco4u.wordpress.com/tag/biocombustiveis-para-aviacao/

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

Primeiro voo comercial do Brasil movido com Biocombustível. <www.apla.org.br/rota-entre-estados-unidos-brasil-vai-ficar-mais-sustentavel-gracas-ao-uso-de-biocombustivel-de-cana>

Os biocombustíveis estão cada vez mais sendo usados no Mundo, devido á programas de estímulo á diminuição de gases estufa e incentivo na produção de energias renováveis. No Brasil, neste mês foi assinado um decreto de regulamentação do RenovaBio, um programa que visa o aumento na produção de biombustíveis no país e a diminuição na liberação de gás carbônico na atmosfera.

A maior parte da energia produzida no Brasil é advindo de fontes renováveis, um deles são os biocombustíveis; que por serem derivados de biomassa são menos poluentes e possibilitam que o país importe menos petróleo. Os biocombustíveis vêm ganhando destaques no Mundo cada vez mais, como solução para a diminuição na emissão de gases que afetam negativamente no efeito estufa, já que emitem até 80% menos gases que o combustível comum.

Recentemente novos biocombustíveis vêm sendo criados para serem usados na aviação, um feito importante já que milhares de aviões sobrevoam o céu a cada dia gerando a poluição aérea. No Brasil o primeiro voo comercial movido a biocombustível (bioquerosene) ocorreu em 2013 e no exterior desde 2011 alguns voos recebem parte do combustível na forma de biocombustível, á base de óleo de cozinha usado, cana de açúcar, óleo de milho retirado da produção de etanol a partir de milho, e outros óleos e gorduras. O voo mais recente com biocombustível foi abastecido com uma mistura de 10% de sementes de mostarda (brassica marinata) e os outros 90% de queronese normal, reduzindo cerca de 7% dos gases liberados nos voos, o voo teve duração de 15 horas entre Los Angeles ( Estados Unidos) e Melbourne ( Austrália).

Avião movido com biocombustível.
eco4u.wordpress.com/tag/biocombustiveis-para-aviacao/
Empresa aérea que usa biocombustível.
eco4u.wordpress.com/tag/biocombustiveis-para-aviacao/

 

 

 

 

 

 

 

 

Porém, o número de voos movidos com biocombustível ainda é pouco significativo já que o custo de produção desses combustíveis são elevados quando comparados com os produzidos a partir de querosene fóssil, além de que os motores dos aviões ainda não são capazes de serem abastecidos totalmente com biocombustível.

Referências bibliográficas –

http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2018/03/decreto-regulamenta-lei-que-incentiva-a-producao-de-biocombustiveis

https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2018/03/18/biocombustivel-aviacao-desafios-do-mercado-reducao-de-custo/

http://thegreenestpost.com/sementes-de-mostarda-alimentam-primeiro-voo-do-mundo-com-biocombustiveis-entre-os-eua-e-australia/

https://oglobo.globo.com/economia/aviao-movido-mostarda-voa-entre-estados-unidos-australia-22344567

http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2013/10/brasil-faz-primeiro-voo-comercial-com-biocombustivel