A água e a agricultura.

A utilização de água na agricultura. (https://www.tratamentodeagua.com.br/irrigacao-racionada-no-df/)

Texto escrito por Tauane Karine Baitz da Silva, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

A utilização de água na agricultura. (https://www.tratamentodeagua.com.br/irrigacao-racionada-no-df/)

Vocês já pararam para pensar na quantidade de água utilizada na agricultura?

Dia 22 de março, é o dia mundial da água. Todo mês de março sempre há uma reflexão sobre a utilização da água, sua utilização racional, economia e etc.

Durante os 17 a 23 de março de 2018, ocorreu 8º Fórum Mundial da Água, e a utilização da água na agricultura esteve em pauta.

Sem dúvidas o setor que mais consome água é agricultura de irrigação, e os valores tendem a crescer mais, algo em torno de 15% a 20%.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil conta  com uma área irrigável de aproximadamente 29,6 milhões de hectares.

Pensando na quantidade de água consumida pela agricultura, alguns órgãos governamentais começaram a investir em pesquisas e inovações tecnológicas, com o objetivo de reduzir o desperdício de água.

A Embrapa, vem propondo técnicas para reduzir o desperdício. O objetivo de uma delas é incentivar o plantio direto e a construção de terraços nas áreas de produção de grãos e terraceamento nas áreas produtivas de fruteiras, com florestas plantadas e pastagens. Essas ações auxiliam na infiltração de água no solo auxiliando também nos níveis dos aquíferos e lençóis freáticos.

Outra técnica que a Embrapa traz, é a utilização da cobertura morta para diminuir a evaporação da água.

Já existem algumas ações e medidas para economia de uso da água na agricultura, sendo de curto e médio prazo, também propostos pela Embrapa. Alguns deles são citados abaixo:

Incremento e Ampliação do Programa Produtor de Água.

O melhoramento e ampliação do Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA), com o intuito de propor e estimular o desenvolvimento de outras iniciativas que incentivem o pagamento por serviços ambientais no meio rural.

Monitoramento da disponibilidade hídrica para a agricultura irrigada.

Os problemas de água na irrigação aparecem de forma mais clara em pequenas bacias, em que normalmente não se tem medições. A solução é a simulação da disponibilidade da água por meio de modelos hidrológicos.

Barragens subterrâneas.

A utilização de barragens subterrâneas como uma tecnologia, com potencial para aperfeiçoar e equilibrar o processo produtivo. Conseguindo assim promover uma maior estabilidade e resiliência, em especial dos agroecossistemas do semiárido.

Reuso de água na agricultura e utilização de águas de qualidade inferior.

A utilização de resíduos de outros sistemas de produção animal e vegetal, de origem industrial, de origem urbana e salina.

Práticas de conservação de solo e água em sistemas de produção irrigados.

Algumas práticas como manejo do solo, plantio direto, rotação e sucessão de culturas, cultivos consorciados e proteção artificial do solo, tendo como objetivo a redução da evaporação, tendo a água como variável principal.

Cultivares adequadas.

Alguns pesquisadores descobriram que por meio da manipulação genética, é possível introduzir um gene que torna a soja mais tolerante à seca. Denominado Y, esse gene é capaz de ativar e potencializar outros genes de defesa natural das plantas. Com isso consegue-se aumenta a capacidade de as plantas suportarem a falta de água por mais tempo.

Este genoma já foi identificado no café, em que encontraram um gene que torna outros grãos mais resistentes à seca. Este genoma vem está sendo testado em soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, arroz e algodão. Já na cana-de-açúcar, as plantas modificadas ainda estão sendo testadas em parceria com o Centro de Tecnologia Canavieira.

Além desses projetos citados a cima existem outros projetos que vem sendo trabalhados, com o objetivo de reduzir o consumo de água na agricultura, uma vez que a quantidade de água utilizada é bem elevada, devido à grande demanda. Na bibliografia é possível encontrar outros projetos que vem sendo trabalhados.

Vale lembrar que utilizar água de maneira racional é um dever de todos.

 

Bibliografia:

http://www.eosconsultores.com.br/uso-da-agua-na-agricultura/

http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2013/03/agricultura-e-quem-mais-gasta-agua-no-brasil-e-no-mundo

http://www.agua.bio.br/botao_d_N.htm

https://www.embrapa.br/agua-na-agricultura/sobre-o-tema

https://www.embrapa.br/agua-na-agricultura/acoes-e-medidas