Robô com a mesma tecnologia utilizada em Marte, ganha destaque na agricultura.

O AGLIBS (https://www.comprerural.com/nova-tecnologia-que-agiliza-analise-de-solos-e-de-marte/)

Texto escrito por Tauane Karine Baitz da Silva, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

Sem dúvidas a 25ª edição da Agrishow, apresentou várias novas tecnologias a serem aplicadas no agronegócio, mostrando o papel importante que o agronegócio vem desempenhando cada vez mais, em que a tecnologia tem sido um fator fundamental.

Depois da Agrishow, um assunto que ganhou muito destaque na em jornais e sites, relacionados ao agronegócio, foi a nova tecnologia por meio de um robô (AGLIBS 1.0) que agiliza a análise de solos em larga escala, e apresenta a mesma tecnologia de Marte usada para descobrir a presença de água.

Os responsáveis pelo projeto foram cientistas brasileiros desenvolveram um equipamento com tecnologia de última geração que levará a análise de solos de forma rápida, limpa e economicamente acessível ao produtor rural.

O AGLIBS 1.0, como é chamado o robô, é algo que impressiona, o mesmo utiliza inteligência artificial, além de não gerar resíduos químicos, é capaz de analisar 1.500 amostras por dia. O equipamento pode fornecendo dados como, a quantidade de carbono orgânico do solo, a textura do solo e os valores de pH.

 

O AGLIBS (https://www.comprerural.com/nova-tecnologia-que-agiliza-analise-de-solos-e-de-marte/)

O desenvolvimento do AGLIBS teve início em 2015, é resultado da parceria ida Embrapa Instrumentação (SP) com uma startup voltada ao agronegócio (Agritech). O desenvolvimento se deu, após o grupo de pesquisadores envolvidos perceberem que muitos agricultores não faziam a análise de solo devido ao seu alto custo, levando-os a aplicar insumos agrícolas sem recomendações agronômicas, fato que gera falta ou excesso de corretivos e fertilizantes nas lavouras e compromete a produtividade agrícola.

O AGLIBS 1.0 utiliza a espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS),

A tecnologia está sendo empregada de forma pioneira no Brasil e permite a avaliação em tempo real, em laboratório, enquanto que as análises convencionais demoram alguns dias para fornecer os resultados.

O AGLIBS 1.0, é bastante versátil, pois o equipamento poderá estar em diversos ambientes, como em laboratórios, cooperativas, revendas e empresas envolvidas com agricultura de precisão em forma de franquia. O procedimento é bem simples, consiste em o produtor encaminhar suas amostras de solo georreferenciadas para um franqueado e o resultado será enviado para uma central de análise, onde passará por um modelo com inteligência artificial que irá calcular os parâmetros desejados, tais ele como análises de carbono, textura e pH.

A metodologia espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser, se destaca pela avançada tecnologia embarcada em comparação a outras técnicas.

Esquema de um sistema LIBS (https://www.comprerural.com/nova-tecnologia-que-agiliza-analise-de-solos-e-de-marte/).

Em três anos, o AGLIBS já analisou mais de duas mil amostras de solos tropicais de várias regiões brasileiras. Depois, as amostras passam por processo de secagem e, em seguida, por moagem. O passo seguinte é transformar a amostra numa pastilha para ser analisada pelo AGLIBS em segundos.

A inovação pode ter papel importante, porque poderá contribuir diretamente para certificação de propriedades rurais no Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) do Governo Federal, não existe uma ferramenta digital para mensuração do carbono, sem geração de resíduos e em tempo real – em laboratório – para quantificação desse elemento químico, e o AGLIBS, poderá ajudar.

O AGLIBS permite também a geração de mapas de fertilidade, o que pode influenciar diretamente na redução de custos com aplicação de insumos e aumento da produtividade da lavoura.

O equipamento não se restringe a nenhum tipo de solo, podendo analisar qualquer tipo de solo do território nacional e do exterior, para isso é necessário realizar apenas uma calibração prévia.

Leia mais em:

  • https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/4983/aglibs-10—robo-com-inteligencia-artificial-para-analise-de-solos-na-agricultura
  •  http://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/agricultura/agricultura-brasileira-utiliza-a-mesma-tecnologia-levada-a-marte-pela-nasa-dpwt1e5k9bv5hlcjfk6rguhtm