O papel dos biodigestores na agropecuária sustentável

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

Com o crescimento da demanda de alimentos e matérias primas advindas do campo, cresce consequentemente a quantidade de dejetos e resíduos que, quando não depositados adequadamente se tornam protagonistas de problemas de ordem sanitária e ambiental.

Atualmente, uma das soluções adequadas para sanar tais problemas são as instalações de biodigestores nas áreas rurais, como fazendas e empresas ligadas à agropecuária. Esses biodigestores, além de reduzirem os impactos ambientais gerados pelas atividades agropecuárias também ajudam na diminuição da emissão de gás metano (gás estufa) e; geram energia limpa para os locais no qual estão instalados, reduzindo o custo na cadeia da atividade.

Um biodigestor pode ser feito em casa, por ser de simples complexidade e de baixo custo, em torno de 300 e 500 reais. Consiste em um local escuro para o armazenamento dos dejetos dos animais ou os resíduos ogânicos, como restos de alimentos; esses assim que são decompostos por bactérias pelo processo de fermentação anaeróbica em temperaturas de em torno de 35º C, são retirados para serem usados como adubo. Durante esse processo que pode demorar dias ou até meses, ocorre a liberação de gases, esses são encaminhados até uma câmara de acúmulo de gás, esse biogás será um substituto do GLP (gás liquefeito de petróleo) no uso em fogões e também como gerador de energia elétrica.

Sistema de um biodigestor <http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1248>

Existem 2 tipos de produção com biodigestores, a produção contínua e descontínua, a diferença entre elas é que na descontínua os dejetos são armazenados no biodigestor fechado e após o adubo ser retirado e o biogás ser armazenado, ele é reaberto para reposição de dejetos e na produção contínua enquanto o adubo é retirado está ocorrendo a reposição dos dejetos ao mesmo tempo.

Pode ser construída uma pequena usina ao lado do biodigestor, na qual o biogás é a fonte de energia para seu funcionamento, a energia gerada nelas será distribuída no local. As fazendas que adotam esse sistema normalmente são auto suficientes e ainda vendem o excesso de energia às concessionárias, sendo assim além de reduzirem os custos, o agricultor pode aumentar sua renda com essa venda. A energia gerada por essas pequenas usinas são usadas até para recarregar as baterias de carros elétricos.

Sistema completo de biodigestão e o destino dos produtos. <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/63-meio-ambiente/4218-biodigestores-funcionamento-auxiliar-sustentabilidade-atividade-rural-agricultura-pecuaria-decomposicao-anaerobica-residuos-dejetos-animais-geracao-biogas-biofertilizante.html>

Sendo assim, o biodigestor aproveita os dejetos e resíduos que poderiam vir à trazer problemas no ambiente, transformando-os em adubo de qualidade, energia limpa e fonte de renda.

Bibliografia –

https://globoplay.globo.com/v/6378386/

http://biodigestao-engenharia-ambiental.blogspot.com.br/2009/03/o-biogas-pode-ser-usado-como.html?m=1

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agroenergia/arvore/CONT000fj06suh302wyiv802hvm3jbc32qh9.html

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/09/conheca-o-confinamento-de-tarcisio-meira-adaptado-com-o-biodigestor.html