Resíduos de abatedouro, uma alternativa para melhorar a qualidade dos solos.

Uma das vantagens da utilização de resíduos, é a melhoria da qualidade biológica. (https://www.dreamstime.com/stock-photo-earthworm-mound-dirt-hands-image88418514).

Texto escrito por Tauane Karine Baitz da Silva, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

As quantidades de resíduos gerados em abatedouros são simplesmente descartadas como lixo comum, a maioria das vezes de maneira imprópria, acarretando em inúmeros problemas, um deles sendo contaminação ambiental. Umas das alternativas é a sua utilização para fins agrícolas, um exemplo seria na produção de fertilizantes, fazendo com que esses resíduos tenham um destino mais adequado.

Atualmente foram surgindo várias pesquisas, comprovando o potencial de adubação orgânica a partir de resíduos de abatedouros, em incrementar os níveis de matéria orgânica do solo, aumentando em vários aspectos, trazendo benefícios tanto agronômico, quanto a benefícios ambientais. A utilização de resíduos de abatedouros de carne aviária, bovina ou suína pode auxiliar na qualidade do solo.

  • Mas como os resíduos de abatedouro podem melhorar a matéria orgânica do solo?

Estudos realizados certificam que resíduos orgânicos, tem o potencial de melhorar a fertilidade do solo. Entretanto, a maneira como eles são utilizados podem modificar e melhorar a qualidade da matéria orgânica. Pesquisadores acreditam que as principais hipóteses para a melhorar a qualidade do solo são através da constante contribuição de frações mais lábeis de C orgânico do solo.

Um dos principais indicadores de qualidade de solo, são as frações mais lábeis do C, uma vez que estão intimamente associados à atividade biológica do solo.

Assim sendo, através da adição de matéria orgânica através dos resíduos de abatedouro, podemos impulsionar consideravelmente tais compartimentos do lábeis do carbono (C) do solo, progredir a produtividade das culturas e a qualidade do solo. Conseguindo assim aumentar o potencial do resíduo orgânico em melhorar a atividade biológica do solo.

Alguns pesquisadores avaliaram através da incubação o potencial da aplicação de resíduos de abatedouro em elevar a atividade biológica e diferentes frações da matéria orgânica. A pesquisa apontou como resultado, o potencial da prática em elevar a respiração basal do solo, indicando assim melhoria da atividade biológica no ambiente.

Além dos aumentos considerável dos estoques de carbono do solo e de compartimentos lábeis do carbono (C) da matéria orgânica foram observados no estudo, indicando o potencial da prática em prover o sequestro de carbono do solo.

Um destino mais apropriado aos resíduos orgânicos gerados na produção de carne, pode dar uma finalidade melhor para os produtos que seriam descartados. Sendo se os mesmos fossem descartados de maneira incorreta podem ter um potencial poluidor. Além do descarte de maneira correta, pode proporcionar uma melhoria da fertilidade do solo, a prática pode contribuir na elevação dos estoques de carbono (C) do solo e da sua atividade biológica.

Uma curiosidade:

Pode-se utilizar outros tipos de resíduos, como resíduos de laticínios, entre outros. A utilização de resíduos, pode ter diferentes resultados finais, um deles, além de melhorar a qualidade no solo, é a utilização como fonte de energia ou a utilização em compostagem.

Uma das vantagens da utilização de resíduos, é a melhoria da qualidade biológica. (https://www.dreamstime.com/stock-photo-earthworm-mound-dirt-hands-image88418514).

Entenda mais em:

http://institutossenai.org.br/public/files/resduos-slidos-de-abatedouro-pdf.pdf

https://portalresiduossolidos.com/central-de-tratamento-de-residuos-de-frigorificos-e-abatedouros/

http://www.scielo.br/pdf/rbeaa/v13n1/v13n01a15.pdf

http://www.fatecbt.edu.br/seer/index.php/tl/article/viewFile/499/334