Energia armazenada como ar-comprimido.

Protótipo que está sendo testado na China (http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010115180614-energia-comprimida-1.jpg)

Texto escrito por Tauane Karine Baitz da Silva, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

Engenheiros da Universidade de Malta, na cidade de Msida em Malta, lançaram ao mar o protótipo projetado com um novo sistema, que é possível armazenar a energia gerada por fontes renováveis.

Conhecido por Flasc, o protótipo tem uma sigla para “acumulador líquido a pistão usando água do mar sob compressão”.

Protótipo que está sendo testado. (http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010115180614-energia-comprimida-1.jpg)

O sistema consegue armazenar energia em forma de ar-comprimido, utilizando dois recipientes. Sendo um vaso de pressão montado em uma âncora de gravidade de concreto é colocado no fundo do mar, enquanto um outro vaso flutuante que é maior, é preso à âncora de gravidade por meio de correntes sob tensão, em que é os engenheiros chamam de “Plataforma de perna sob tensão”, uma das novidades em termos de armazenamento de energia.

Manter uma pressão estável, é um dos principais desafios para o armazenamento eficiente de ar-comprimido. Outros projetos do mesmo tipo dependem da pressão hidrostática do mar para resolver este problema, o que significa que o desempenho de cada unidade implica na profundidade da água.

Este novo conceito, possui um sistema de câmara dupla deste permite que a resposta de pressão seja controlada independentemente da profundidade de implantação.

  • Mas como funciona o sistema?

O principal objetivo do sistema é servir como uma espécie de  reservatório para fontes geradoras baseadas no mar, um exemplo seria as turbinas eólicas e painéis solares flutuantes e sistemas geradores baseados no aproveitamento das ondas e marés.

A principal vantagem é que o sistema pode ser integrado ao dispositivo principal de geração de energia, independente da forma do dispositivo, seja ele de ventos, solar, marés ou ondas, e serve como um equalizador, liberando sempre uma quantidade constante de energia, fazendo com que seja mínima as oscilações típicas das fontes renováveis.

A equipe prevê que o sistema de ar-comprimido poderá armazenar tanta energia quanto um volume equivalente de baterias de íons de lítio, mas a uma fração do custo.