Agricultura de precisão e os desafios encontrados.

Um exemplo da dimensão do que é a agricultura de precisão (https://blog.multitecnica.com.br/agricultura-de-precisao).

Texto escrito por Tauane Karine Baitz da Silva, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

A agricultura de precisão, é uma das disciplinas em que um Engenheiro de Biossistemas aprende durante a sua formação. É um tema abrangente, sistêmico e multidisciplinar.

Mas você sabe o que é a agricultura de precisão? Os desafios e avanços? Então vamos entender um pouco.

A agricultura de precisão é um sistema de manejo integrado de informações e tecnologias, levando em consideração os conceitos de que as variabilidades de espaço e tempo, que influenciam nos rendimentos dos cultivos, visando sempre o gerenciamento mais detalhado do sistema de produção agrícola como um todo, não somente das aplicações de insumos ou de mapeamentos diversos, mas de todo os processos envolvidos na produção.

A principal ideia da agricultura de precisão, é saber o tipo de solo e características da produção pertinentes a este solo.

Um exemplo da dimensão do que é a agricultura de precisão (https://blog.multitecnica.com.br/agricultura-de-precisao).

As técnicas de agricultura de precisão têm como intuito melhorar a sustentabilidade econômica e ambiental da produção. Deste modo o conjunto de técnicas e procedimentos utilizados na técnica permite conhecer, localizar geograficamente e delimitar áreas de diferente produtividade.

Alguns benefícios que agricultura de precisão propicia:

  • Redução do grave problema do risco da atividade agrícola;
  •  Redução dos custos da produção;
  • Tomada de decisão rápida e certa;
  • Controle de toda situação, pelo uso da informação;
  • Maior produtividade da lavoura;
  • Mais tempo livre para o administrador;
  • Melhoria do meio ambiente pelo menor uso de defensivo.

Está nova tecnologia apresenta muitos desafios para o agronegócio. Apesar das inúmeras vantagens, a agricultura de precisão encontra barreiras como a falta de informação ou treinamento, disponibilidade de recursos ou equipamento, padronização de comunicação entre os fabricantes, além da dificuldade de sinais de internet.

A falta de comunicação é considerada um dos maiores impedimentos para a aplicação do sistema, uma vez que se torna um fator limitante. É importante estudar e reconhecer o processo como um todo, conhecendo as suas características, peculiaridades e aplicação.

Dentre os desafios, a implantação do sistema depende de recursos orçamentários. A falta de recursos, impactua em diversos fatores que são essenciais para a manutenção do processo.

Outro desafio é a falta de disponibilidade de ferramentas. Isto leva a falta de manutenção no sistema, e um atraso no acompanhamento da tecnologia, gerando assim, resultando em eventuais atrasos no sistema operacional.

Apesar dos desafios enfrentados pela agricultura de precisão, a tecnologia é uma aliada do agronegócio.

Alguma das tecnologias mais utilizadas na agricultura de precisão:

  • Drones – Veículos Aéreos Não-Tripulados.
  • Processamento Remoto de Imagens.
  • Tecnologias de Semeio (Variable-Rate Application – VRA).
  • Armazenamento de Dados/Informação.
  • Recolha de Dados/Dispositivos Inteligentes.

Entenda mais em: