Biodiesel – aliado do meio ambiente

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

Biocombustível. Fonte: https://escolakids.uol.com.br/biocombustiveis.htm

Atualmente, no Brasil o combustível mais utilizado pelos automóveis é a gasolina, mas nos postos de abastecimento normalmente são comercializados também o etanol, diesel e GNV (gás natural veicular). Em alguns postos específicos é possível encontrar biocombustíveis em pequena porcentagem misturadas com o combustível fóssil, como por exemplo o biodiesel misturado em diesel.

O diesel é a fração líquida do petróleo refinado, um combustível fóssil, ou seja, a matéria prima usada em sua fabricação é produto de decomposição de organismos vivos no decorrer de milhões de anos em condições específicas, tornando-o finito. Tem em sua composição, cadeias de hidrocarbonetos (átomos de hidrogênio e carbono), e a presença de poucos átomos de enxofre, oxigênio e nitrogênio. Um malefício causado pela combustão desse combustível é a liberação de gases de efeito estufa e cancerígenos, por outro lado quando é queimado libera alta taxa de calor, gastando menos combustível durante o trajeto.

No Brasil esse combustível é utilizado apenas em veículos pesados, como os ônibus, caminhões e embarcações, e em alguns carros de tração 4X4, como determinado em lei desde 1976, que não permite a utilização dele em veículos leves. Devido ao alto crescimento da frota de veículos no país, principalmente para o transporte de produtos agropecuários, já que o Brasil é o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do Mundo e que tende a expandir a área agrícola cada vez mais, o Governo flexibilizou a regra de utilização de biodiesel, tendo em vista a diminuição de gases prejudiciais à saúde e por ser mais barato que o diesel em alguns pontos do país.

O biodiesel, é um biocombustível derivado de óleo vegetal ou gordura animal (ambas fontes renováveis) obtidos na reação de transesterificação, abaixo demonstrada:

Esquema da reação de transesterificação.Fonte: http://www.profpc.com.br/Biodiesel_b.htm

Por tratar-se de um combustível que o CO2 (dióxido de carbono) liberado pela combustão é absorvido pelas plantas através do processo de fotossíntese, diferente do ciclo do diesel em que o gás fica livre na atmosfera; tem sido uma opção na substituição de parte dos combustíveis fósseis usados nos veículos, por ser menos poluente, gerando menos impacto no meio ambiente.

Ciclo do Biodiesel. Fonte: http://sustentabilidadeur.blogspot.com/2009/11/o-ciclo-ou-cadeia-de-funcionamento-dos.html

Recentemente o Governo brasileiro autorizou a mistura de biodiesel em maiores proporções no diesel, podendo chegar a 20% no abastecimento dos veículos de frota e 30% em veículos agrícolas e ferroviários, para abastecimentos em pontos próprios, isso se deve a um pedido que os caminhoneiros reinvidicaram durante a Greve de Maio desse ano, por ser mais barato que o diesel reduzindo os custos com combustível. Para os abastecimentos em postos normais continua sendo a taxa de 10% de biodiesel em diesel.

 

Referências bibliográficas –

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/brasil-perdeu-espaco-no-mercado-agricola-mundial-afirma-omc.ghtml

https://www.ecycle.com.br/4102-diesel

http://www.brasil.gov.br/editoria/infraestrutura/2011/11/biodiesel

https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/NT00035116_000gihb7tn102wx5ok05vadr1szzvy3n.pdf

https://g1.globo.com/economia/noticia/portaria-do-ministerio-de-minas-e-energia-flexibiliza-uso-do-biodiesel.ghtml

https://www.sergomel.com.br/conteudo/conhecas-os-tipos-de-combustiveis-mais-populares-no-brasil.html