Algumas das futuras novas tecnologias na agricultura.

Coleiras inteligentes (http://coral.ufsm.br/arco/Digital/Noticia.php?Id_Noticia=88)

Texto escrito por Tauane Karine Baitz da Silva, alunas de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientadas pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi dentro do Programa Unificado de Bolsas da USP
De uns tempos para cá, a tecnologia invadiu a agricultura, em que podemos certamente dizer que está acontecendo uma revolução tecnológica, sendo liderada por avanços na robótica. Hoje a tecnologia está presente em todo lugar, e a tecnologia chegou ao campo também.

Atualmente pesquisadores estão trabalhando em desenvolvimento de ferramentas para facilitar a vida do produtor no campo. Os agricultores já vêm adotando a cada vez mais as tecnologias, tentando buscar de maiores rendimentos, melhorar a qualidade da produção e etc.

Pensando nisto, foram criadas diferentes tecnologias para facilitar a vida no campo. Conheça algumas das futuras tecnologias:

• ELIMINAR PRAGAS.

O trabalho ainda está em andamento com o intuito de melhorar o monitoramento e manutenção da qualidade do solo e eliminar pragas e doenças sem recorrer ao uso indiscriminado de produtos agrotóxicos.

Os drones com pulverizadores de precisão aplicam produtos agrotóxicos apenas nos lugares a onde são necessários, evitando afetar a onde não há necessidade.

Eliminar pragas (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2016/03/economia/485666-drone-aumenta-eficiencia-da-pulverizacao-agricola.html)
  • COLHEITAS.

Outra tecnologia que vem sendo estudada, com intuito de facilitar a vida do produtor é o de colheita de frutas.

O maior obstáculo enfrentado para a comercialização, é que os produtores de alimentos exigem robôs que possam escolher todos os tipos de vegetais. A variedade de formas, tamanhos e cores dos tomates, por exemplo, torna-se um desafio difícil, embora já haja um robô disponível para remover folhas indesejadas das plantas.

Outro grande ponto chave para procurar eficiências é o tempo. Escolher muito cedo é um desperdício porque você perde o crescimento, mas escolher muito tarde, reduz as semanas do tempo de armazenamento.

• COLEIRAS INTELIGENTES.

Coleiras inteligentes, são utilizados para monitorar as vacas na Escócia desde 2010. O colete é capaz de monitorar a fertilidade por atividade de rastreamento, é um instrumento utilizado para alertar os agricultores para quando uma vaca está pronta para se acasalar, e a informação chega ao produtor através de mensagens em seu celular ou computador.

Há colares que estão em desenvolvimentos que também permitem detectar sinais iniciais de doença, monitorando o tempo médio que cada vaca gasta comendo e ruminando e alertando o produtor.

• SOLO A.

Um dos recursos mais rico para os agricultores é o solo. Mas há grandes quantidades de danos provocados por colheitadeiras e solos compactos, e o uso excessivo de produtos agroquímicos. A robótica e máquinas autônomas vem para ajudar e melhorar essas questões que afetam o solo.

Os dados de drones estão sendo usados para uma aplicação mais inteligente de fertilizante nitrogenado. O mapeamento do solo através de drones abre a porta gigante para a semeadura de diferentes variedades de culturas em um único campo para combinar melhor as propriedades do solo, como a disponibilidade de água. Crescer várias culturas em conjunto também pode levar a um uso mais inteligente de agrotóxicos.

A maioria dessas tecnologias ainda estão sendo testadas, mais a previsão é que logo chegue ao mercado.