26º SIICUSP – Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP

Apresentação. Foto: Kimberly T.

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

O Simpósio é um evento que ocorre anualmente, com a intenção de divulgar os resultados de iniciações científicas de alunos de graduação de todos Campi da Universidade de São Paulo (USP) e outras intituições de ensino superior brasileiras ou internacionais. A partir do ano de 2014, o evento ocorre em duas fases, a primeira  é realizada em cada campus da USP dividindo os projetos por área  específica, e os alunos desses campus apresentam seus trabalhos que são avaliados por uma comissão, que selecionam os melhores trabalhos para seguirem para a próxima etapa chamada de “Etapa internacional”, que ocorre na Cidade Universitária da USP. Nessa fase, os alunos reapresentam seus projetos porém agora todas áreas estão juntas.

Nesse ano, a primeira fase da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) ocorreu no dia 5 de Setembro, as áreas abordadas no campus foram alimentos, biossistemas, medicina veterinária e zootecnia, conforme os cursos da Faculdade.

O Portal Biossistemas entrevistou algumas alunas do curso de Engenharia de Biossistemas para saber um pouco da experiência de participar desse evento.

Ester Yukimi Nagata, aluna do Programa Unificado de Bolsas da USP, orientada pelo professor Fernando Caneppele.

  • Qual tema foi abordado no seu projeto e com qual finalidade foi criado ?

O tema do projeto é Lógica Fuzzy aplicado na avaliação de forro de protótipo de Galinheiro, teve como finalidade avaliar a qualidade do forro ecológico criado na USP, feito com resíduos de madeira balsa e resina bicomponente de óleo de mamona, com o intuito de diminuir o estresse térmico nos galinheiros e apresentar essa ferramenta: Lógica Fuzzy, destacando seus pontos positivos.

  •  Qual a importância desse evento para sua carreira, como engenheira de biossistemas ?

Esse evento é de grande importância, pois além de proporcionar a experiência de apresentação ao público, também dá mais visibilidade a vários projetos de qualidade e uma grande troca de informação que aproxima o aluno de graduação do público, criando uma dinâmica enriquecedora para ambos os lados, conhecimentos que levamos para nossa vida profissional.

  • Como foi a experiência de participar de um evento como esse, em que seu trabalho é avaliado por uma comissão ?

A experiência de me apresentar foi gratificante, você apresentar um trabalho que foi feito com dedicação só deixa mais claro a área certa do curso que escolheu, e motiva cada vez mais a se envolver em projetos, pesquisas e melhorar, tornando esse processo prazeroso e não uma obrigação.

Conjunto de entradas e saídas do sistema Fuzzy de avaliação do forro. Imagem: Ester Yukimi Nagata

Flávia Maria Siqueira, aluna de iniciação científica na FZEA.

  • Qual tema foi abordado no seu projeto e com qual finalidade foi criado?

A pesquisa poderia auxiliar no desenvolvimento da produção de bovinos de corte no Brasil. Em que o objetivo do meu projeto foi obter conhecimento de técnicas e métodos computacionais com aplicação à ultrassonografia e processamento de imagens para a medição de um fator característico da biomassa em bovinos.

  • Qual a importância desse evento para sua carreira, como engenheira de biossistemas?

A participação no evento me proporcionou um maior contato com o ambiente acadêmico e me mostrou a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento do curso de Engenharia de Biossistemas através do estudo, incorporação e criação de novas tecnologias. Além de que a experiência me trouxe um crescimento pessoal e profissional muito grande, pois pude treinar a minha comunicação e a exposição de argumentos, tendo a chance de enfrentar minhas inseguranças antes de chegar no ambiente profissional.

  • Como foi a experiência de participar de um evento como esse, em que seu trabalho é avaliado por uma comissão?

A experiência me agregou muito conhecimento, pois além de ter tido perguntas, a comissão também deu sua opinião sobre meu trabalho, e assim pude ver os pontos positivos e melhorias que podem ser realizadas para os próximos trabalhos. Além de ter sido um grande desafio, já que sou uma pessoa tímida e consegui superar isso.

Kimberly T. De Oliveira, aluna de iniciação científica em energia solar no laboratório LEESP, orientada do professor Celso Oliveira.

  • Qual tema foi abordado no seu projeto e com qual finalidade foi criado?

O tema do meu projeto foi construção de protótipos de energia solar concentrada. A finalidade foi construir protótipos para elaboração de material didático para as matérias lecionadas pelo professor Celso Oliveira no curso de Engenharia de Biossistemas. O intuito é fazer com os alunos aulas mais atrativas, que despertem a atenção e a vontade de aprender. Além de agregar para minha experiência profissional, pois tive que pensar no que iriamos construir, adaptar os projetos para trabalhar com radiação solar concentrada, quais materiais utilizaríamos, entrar em contato direto com fornecedores dos materiais. Foi um desafio desenvolver um projeto de engenharia durante a graduação.

  •  Qual a importância desse evento para sua carreira, como engenheiro de biossistemas?

Como estudante de Engenharia de Biossistemas, percebo que muitas pessoas não sabem o que fazemos e com o que trabalhamos. Por isso é de suma importância apresentar trabalhos em simpósios e congressos, pois este curso tem grande impacto no Brasil. Essas apresentações são boas tanto para pessoas de fora, quanto para os próprios professores do curso, para saberem com o que temos trabalhado e o que temos pesquisado, e também existe a possibilidade uma união das pesquisas. O SIICUSP oferece a oportunidade de o aluno ir para a etapa internacional e mostrar para grandes pesquisadores o que estamos fazendo e como é um curso que trabalha com inovação, que temos muito potencial e que o Brasil precisa desse profissional.

  • Como foi a experiência de participar de um evento como esse, em que seu trabalho é avaliado por uma comissão?

Sempre gostei da parte de pesquisa e gosto de mostrar os resultados daquilo que desenvolvi durante o ano. Eu participo do SIICUSP desde 2016, também participei de congressos nacionais e internacionais apresentando pôsteres. Acho muito importante para meu desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal, com o passar do tempo começamos a melhorar a postura de apresentação, conter o nervosismo, aprendemos a nos desenvolver. E a graduação é o local em que podemos errar e aprender, então essas experiências de apresentação de trabalho e iniciações científicas são muito importantes.

Apresentação. Foto: Kimberly T.