Nova tendência em análise de solos

solum

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

A análise de solos já provou ser de extrema importância para o melhoramento de desempenho da agricultura em qualquer tipo de cultura, contudo a análise era demorada e cara para ser feita, e hoje na “era dos smartphones” em que há diversos aplicativos na palma de nossas mãos, o campo não fica por fora e, antigas dificuldades enfrentadas estão sendo vencidas pela aliança entre tecnologia e conhecimento.

Um desses aplicativos que está ajudando na agricultura é o “AgroPad”, trata-se de um protótipo desenvolvido por cientistas brasileiros da empresa IBM Brasil, que se baseia em inteligência artificial (AI on the edge) para realizar a análise dos solos a partir de uma única gota d’água retirada do local a ser analisado ou uma amostra de solo.

O aplicativo funciona junto a um cartão indicador (no qual é colocada a gota ou a amostra) que contém cinco círculos, cada um correspondente a um critério de avaliação, sendo eles, pH, Cloro, Magnésio, Alumínio e Dióxido de Nitrogênio. A água da amostra marca esses círculos indicadores que passam a possuir cores correspondentes a suas concentrações, nesse momento entra em ação o aplicativo que, a partir de uma foto do cartão é feita a análise e, rapidamente o usuário recebe o resultado.

Já existiam aplicativos com funções semelhantes no mercado, como o Solum, que é mais voltado aos solos da região do cerrado; ele realiza a intepretação da análise do solo acelerando o processo, mas a inovação ocorre agora a partir de análises instantâneas como a do Agropad que armazena também os dados obtidos em nuvem para gerar um possível histórico de análises.

Solum.<http://www.solumapp.com.br/>

O desenvolvimento de aplicativos como esses e outros necessitam de tecnologia, cada vez mais avançada, e conhecimento na área, qualificações que um engenheiro de biossistemas possuí, podendo atuar fortemente no desenvolvimento de aplicativos voltados a produção agropecuária.

Referências bibliográficas –

http://www.solumapp.com.br/

https://www.ibm.com/blogs/ibm-comunica/sem-fazendas-sem-comida/

https://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/agricultura/tecnologia-permite-ao-agricultor-fazer-analise-quimica-do-solo-atraves-do-celular-5t853xbmwgiz2kxqw4huy8k6s/