Mapeamento espacial possibilita avaliar disponibilidade de forragem em diferentes sistemas.

Os resultados obtidos na pesquisa, para diferentes climas e diferentes sistema de manejo de pastagem. Fonte:https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/41909947/mapeamento-espacial-possibilita-avaliar-disponibilidade-de-forragem-em-diferentes-sistemas

Texto escrito por Tauane Karine Baitz da Silva, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi.

A Embrapa Informática Agropecuária de Campinas-SP, em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos-SP e Embrapa Meio Ambiente de Jaguariúna-SP, desenvolveu um mapeamento com variabilidade espacial, em que foi possível analisar a disponibilidade de forragem em três sistemas pecuários diferentes, são eles: intensivo, extensivo e integração lavoura-pecuária.

A pesquisa se deu fazenda Canchim, na Embrapa Pecuária Sudeste. Os dados puderam ser estimados, ao analisar as medidas de altura do dossel e massa de forragem obtidos nas estações chuvosa e seca.

Com a geoestatística foi possível espacializar os dados quando detectados a dependência espacial, resultando em mapas mais precisos. Sendo possível verificar disponibilidade de forragem em diferentes estações hídricas e sistemas de manejo da pastagem diferentes.

O mapeamento pode auxiliar no processo de diagnóstico das condições de vigor da cobertura vegetal e na quantidade de forragem disponível para os bovinos.

Os resultados:

O sistema integração lavoura-pecuária e o sistema intensivo foram os que mais disponibilizaram forragem na estação chuvosa. Revelando que as boas práticas no manejo melhoram e contribuem para a maior disponibilidade de forragem para o animal.

Nos sistemas integração lavoura-pecuária e o sistema extensivo, a disponibilidade de forragem na estação chuvosa para seca diminuiu, apresentando uma maior sensibilidade à disponibilidade hídrica do que no sistema intensivo.

A variação nos mapas de disponibilidade de forragem mostra-se decorrentes da mudança de estação de chuvosa para seca, com menos evidência no sistema intensivo.

Com a pesquisa foi possível concluir que o sistema integração lavoura-pecuária foi o que disponibilizou maior quantidade de forragem na estação chuvosa, em comparação com o sistema intensivo e extensivo de pastejo.

O mapeamento é eficiente para analisar espacialmente a relação de disponibilidade de forragem em diferentes sistemas de manejo da pastagem e estações hídrica .

Os resultados obtidos na pesquisa, para diferentes climas e diferentes sistema de manejo de pastagem. Fonte:https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/41909947/mapeamento-espacial-possibilita-avaliar-disponibilidade-de-forragem-em-diferentes-sistemas