O que eu senti com a “Comemoração dos 10 anos de Engenharia de Biossistemas”

Legenda foto: Participantes do Evento de Comemoração dos 10 anos de Engenharia de Biossistemas (Fonte: própria autoria)

O que eu senti com a “Comemoração dos 10 anos de Engenharia de Biossistemas.”

Texto escrito por Tauane Karine Baitz da Silva, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi.

Na penúltima quinta-feira, dia 05/04, ocorreu na FZEA, a Comemoração dos 10 anos de Engenharia de Biossistemas. A Engenharia de Biossistemas, cresceu bastante e tem muita mais para crescer. Participar de um evento como este foi algo bem marcante e que sem sombra de dúvidas, ajudou a inspirar os alunos de graduação. Cada um que esteve presente no evento, levou uma experiência e que ficará marcada.

Conhecer por trás de onde o curso começou a ser pensado, da onde se surgiu tudo. O Professor Dr. Celso Eduardo Lins de Oliveira, foi um dos Professores que ajudou a fundar o curso na Universidade de São Paulo, e dividiu em 3 etapas marcantes da criação.

• 1 etapa:

Tudo começou com o plano de metas, com o objetivo da ampliação da graduação da FZEA. Em que dividiram entre pontos fortes e pontos fracos, um dos pontos fortes foi fazer link com os outros cursos da faculdade, com Zootecnia e Engenharia de Alimentos, isto em 2005.

Nos EUA, estava tendo uma modificação do Engenharia de Biossistemas. E a Engenharia de Biossistemas no mundo já era muito forte, e na FZEA tinha uma certa potencialidade para atingir a este curso, e fazia link com os cursos existentes no Campus.

• 2 etapa:

O curso já nasceu com a proposta de internacionalização.

Foi feita uma pesquisa com a população no geral, e uma análise da lei. Isso resultou em um perfil mais adequado para o que é o Engenheiro de Biossistemas, com conhecimentos na produção agrícola e animal, sistemas de apoio a produção e tecnologias inovadoras.

Um objetivo para o curso, era o duplo diploma.

O objetivo era implantar o curso no Campus até 2009.

• 3 etapa:

Desenvolveu os documentos para o projeto pedagógico, com uma proposta de criação. E está fazendo 5 anos que entregaram um Engenheiro de Biossistemas ao mercado.

O evento também contou com uma palestra sobre a “Atuação Profissional dos Egressos em Engenharia de Biossistemas”.

Ao todo já são 134 egressos. Com diferentes cargos e funções, podemos citar como exemplo: analista, consultor, coordenador, engenheiro, gerente, supervisor. Além dos egressos que já fizeram e fazem a pós-graduação em diferentes áreas. Isto resume o que um Engenheiro de Biossistemas é, tendo a versatilidade e conhecimento para atuar em diferentes áreas e funções.

Pode-se citar algumas empresas que os egressos trabalham, são elas:

Monsanto, Bayer, Natura, Toca, Sta Julieta Bio, Jatobá, MCassab, Nestle, Citrosuco, Fleury, Tereos, Delta, Cosin, Ami Brasil, Baldin, Raízen, Ambev, Elektro, Rizoma, Tecnoseeds, Ey, AFA, Vtex, Suzano, Ouro Fino, Produquímica, Theseo, Valagro, DHL, Bradesco, Itaú, Porto Seguro, Quero Educação, Kero Telecom, Matera, Bridgestone.

O maior desafio era explicar o que é o curso e entender o que era o curso, ter o reconhecimento do curso, cumprir todas as cargas horárias.

Muita coisa mudou até os dias de hoje, afinal se passaram 10 anos, o curso se difundiu bastante, hoje o curso já existe em diferentes universidades no Brasil. E mesmo passando 10 anos, muitos alunos de graduação ou vestibulandos já escutaram a clássica pergunta, “Mas o que um Engenheiro de Biossistemas faz?” Como foi ressaltado diversas vezes no evento, uma frase que uma egressa, Gabriela Pitolli Lyra disse, o “Engenheiro de Biossistemas faz sucesso”, e faz mesmo por ser um profissional capaz de atuar em diversas áreas, e capaz de entender sobre diferentes assuntos.

Participar do evento me remeteu que ao entrar na Universidade eu não tinha exemplos práticos da onde o Engenheiro de Biossistemas poderia trabalhar, ou que poderia fazer, e ao longo dos anos ir conhecendo a vasta dimensão do curso, e ter exemplos de onde poderia chegar, foi algo realmente mágico, pela vasta dimensão do potencial deste profissional. Daqui a 5, 10 anos, todo mundo saberá o que é o Engenheiro de Biossistemas de tão difundido que o curso estará no mercado e nas universidades, e existirá muitas histórias e bons frutos conhecidos ao longo de todos estes anos.

Fiquem ligados que terá mais notícias e informações sobre o evento dos 10 anos.