Energia solar na Engenharia de Biossistemas

Fonte:https://pt.pngtree.com/freebackground/new-energy-background_407468.html

Texto escrito por Matheus Carvalho Doni, aluno de graduação de engenharia de biossistemas em FZEA-USP, orientados pelo prof. Dr. Fabrício Rossi no programa unificado de bolsas da USP.

A tecnologia dos painéis solares vem ganhando espaço no setor energético nacional, e é claro que a Engenharia de Biossistemas não poderia estar fora nesse avanço. A crescente demanda por energia e a mentalidade de redução da pegada ecológica trazer à tona as fontes de energia sustentáveis, como a energia fotovoltaica.

O que é a energia solar

                A energia solar é a energia convertida da incidência solar em energia elétrica. Por meio de células solares, comumente de Silício, a radiação que chega às células excita os elétrons do material das células, fazendo com que haja movimentação dos mesmos gerando uma corrente elétrica contínua.

Fonte: http://www.atpsolar.com.br/placa-de-energia-solar/

Quais as vantagens e desvantagens

As vantagens estão sendo mais ressaltadas a cada dia por aqueles que aderiram à fonte, dentre elas estão:

– A economia gerada na conta de energia, uma vez que se está produzindo energia, pode-se injeta-la na rede distribuída e abater custos na conta mensal

– Energia limpa, não produzindo resíduos de geração, como o CO2 reduzindo a pegada ecológica

–  Investimento duradouro e a longo prazo, projetados para receber constante radiação solar e intempéries os painéis resistem por muito tempo, mantendo sua eficiência por bastante tempo, com retorno do investimento em alguns anos

– Locais diversos, apesar de possuir alguns requisitos, podem ser instalados desde zonas urbanas até rurais, onde inclusive vem ganhando força como fonte de energia estável e de qualidade

Das desvantagens podemos citar:

– O elevado custo de instalação, o investimento inicial no projeto ainda é bastante caro, mas tente a baratear, segundo a revista Globo Rural o investimento ficou de 60% a 80% mais barato nos últimos 10 anos

– Sua eficiência, variando de 25% a 31% por célula é necessária a instalação de algumas placas para tornar-se algo rentável, o que encarece a instalação e inviabiliza em algumas localidades

–  Período de geração, uma limitação da fonte é o fato de que esta apenas está disponível durante algumas horas do dia, mesmo havendo luminosidade, é necessária uma incidência mínima para gerar eletricidade.

A Engenharia de Biossistemas junto a energia solar

                Tal fonte de energia, tão revolucionária e sustentável não poderia estar fora do leque de formações do Engenheiro(a) de Biossistemas, com disciplinas profissionalizantes está apto a desenvolver dimensionamentos e atuar futuramente no desenvolvimento dessa tecnologia.

 Bibliografia –

REVISTA GLOBO RURAL. Energia solar gera ganho de eficiência no campo. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Publicidade/Sices-Agro/noticia/2018/10/energia-solar-gera-ganho-de-eficiencia-no-campo.html>. Acesso em: 7 jun. 2019.

PORTAL ENERGIA. Vantagens e desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/vantagens-desvantagens-paineis-solares-fotovoltaicos/>. Acesso em: 7 jun. 2019.

NEOSOLAR. PAINEL SOLAR FOTOVOLTÁICO. Disponível em: <https://www.neosolar.com.br/aprenda/saiba-mais/painel-solar-fotovoltaico/>. Acesso em: 7 jun. 2019.