Aparelho que mede a saúde das plantas

A Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP) anunciou recentemente o desenvolvimento de um aparelho que analisa a saúde das plantas. Batizado de Wilmeter (Wilt – “murcha” e Meter – “medidor”), o instrumento indica o grau de turgescência das células do vegetal, sendo visto como um importante aliado no manejo da irrigação.

Medir a pressão da água nas folhas de uma planta era uma tarefa antes realizada por métodos avançados em laboratório, que levavam até 48 horas. Com o Wiltmeter, o diagnóstico pode ser feito entre 2 e 3 minutos.

O protótipo é composto, basicamente, por peças comuns, como dois manômetros (sendo um de fluxímetro), um compressor (nos testes foi utilizado um motor para  circulação da água em aquários) e uma seringa. Com a folha presa entre uma borracha que faz compressão e uma placa com ranhuras, basta usar a seringa para realizar a pressão e verificar o resultado no manômetro.

São necessários dois tipos de líquido no aparelho: a água, para fazer a pressão na folha, e álcool, no manômetro de fluxímetro. “O álcool é utilizado porque ele possui uma tensão superficial 10 vezes menor. Esse líquido poderia ser água, mas o Wiltmeter não funcionaria bem”, explica Adonai Gimenez Calbo, pesquisador responsável pela invenção.

Os benefícios trazidos pelo Wiltmeter não se restringirão somente à agricultura. Será possível empregá-lo para avaliar a qualidade comercial de flores e plantas ornamentais.

Com pedidos de patente no Brasil e no exterior, o aparelho ainda é um protótipo. A próxima etapa de sua pesquisa será a verificação dos parâmetros ideais de pressão em diversos cultivos.

Seja o primeiro a comentar