Guia do Monitor


1- Procedimentos

    O aluno de graduação que trabalha como monitor em uma Sala Pró-Aluno deve ajudar os alunos usuários da sala a utilizarem os recursos de hardware e software disponíveis. Para isto existem algumas regras de conduta que devem ser observadas:

- o monitor deve usar o crachá, colete ou alguma outra forma visível para que possa ser identificado facilmente;
- deve circular pela sala observando o trabalho dos alunos e interferir sempre que notar alguma atitude indevida dos alunos (uso de jogos, tentativa de burlar a segurança da rede, etc.);
- em caso de pouco movimento na sala, o monitor pode utilizar algum dos micros para aprofundar seus conhecimentos nos aplicativos disponíveis, porém sem se descuidar do que acontece na sala;
- o monitor deve respeitar o Código de Ética seriamente para poder exigir o respeito dos alunos.

    Cada monitor recebe um código especial de acesso à rede de microcomputadores da sala. Este código é pessoal e intransferível e pode ser usado apenas em duas situações: como ferramenta de trabalho durante o seu turno, ou para aprimoramento de seus conhecimentos, eventualmente em outros horários. Para atividades acadêmicas, o monitor deve utilizar sua senha normal de aluno (na Sala Pró-Aluno em que estiver inscrito).

    A má utilização dos códigos de trabalho, bem como o comportamento inadequado à função de monitor, acarretarão, no mínimo, o desligamento do aluno do Programa Pró-Aluno.


2-Tarefas

- Manter a ordem geral da Sala, isto inclui:
    - não permitir que se fume na sala;
    - não permitir comida e bebidas dentro da sala;
    - coibir o mau uso dos equipamentos;
    - acionar esquema de abertura e fechamento da Sala (para monitores do primeiro e último turno e em casos especiais);
    - resolver dúvidas dos alunos quanto à utilização dos equipamentos, do sistema operacional e do software      disponível. Note-se que isto não inclui consultoria em programação;
        - relatar problemas com equipamentos ou infra-estrutura da Sala ao encarregado local pela sala, anotando      descrevendo os problemas no Livro de registro de ocorrências;
    - observar a utilização dos recursos em geral, controlando o uso abusivo das impressoras ou indevido dos micros;
    - observar e coibir tentativas de cópia de software lembrando sempre aos alunos a possibilidade de quebra do convênio Microsoft-USP;
    - colocar suprimentos nas impressoras sempre que necessário.

    Os monitores não devem usar o microcomputador servidor, nem permitir que qualquer pessoa não autorizada o utilize. Os monitores estão autorizados a mexer no servidor somente nas situações descritas neste manual.


3- Instruções Gerais

    As CPU’s do servidor e dos micros devem ficar ligadas vinte e quatro horas por dia podendo ser desligados nos fins de semana ou em situações excepcionais (falta programada de energia, feriados prolongados....). Recomenda-se que os monitores de vídeo sejam desligados quando a sala for ficar fechada por várias horas.

    As instrucões que se seguem servem para Salas com Sistema Operacional de Rede MS-WINDOWS NT SERVER. 4.0 Se a Sala for uma das poucas que tem outro sistema, deve então ser consultado o Guia do Monitor local.


4- Abertura da Sala e colocação da Sala em uso

    O esquema de abertura da Sala é definido pelo responsável local. O monitor deve executar os procedimentos locais para que durante o seu turno:

- a Sala esteja fisicamente aberta;
- as luzes e aparelhos de ar condicionado estejam ligados;
- as impressoras estejam ligadas e com suprimentos.


5- Fechamento da Sala

    O esquema de fechamento físico da sala é definido pelo responsável local. O monitor do último turno deve executar os seguintes procedimentos antes de fechar a Sala:

- dez ou quinze minutos antes do horário de fechamento da sala, pedir aos alunos que se desliguem da rede. Se estiverem em ambiente Windows: clicar no botão Start; selecionar ShutDown e ShutDown the Computer e clicar Yes;
- desligar as impressoras e os monitores de vídeo.


6- Para ligar o servidor

    Uma vez que o servidor deve ficar sempre ligado, somente em casos excepcionais será necessário religá-lo. Nesse caso será preciso apenas:

- ligar o estabilizador do servidor, o micro servidor e seu vídeo.


7- Para desligar o servidor

    O servidor deve ficar sempre ligado. Se for necessário desligá-lo, proceder da seguinte maneira:

- pedir aos alunos que se desliguem da rede;
- dar Shut Down no servidor: clicar Ctrl+Alt+Del; selecionar Shut Down; Shutdown e clicar OK.


8- Para encaminhar problemas

  a) Problemas de Software

    Qualquer problema de software deve ser descrito no Livro de registro de ocorrências e relatado ao encarregado local.

    Em caso de problema de software que impeça o uso da rede, o monitor deve comunicar a ocorrência imediatamente ao encarregado local. Caso não o encontre, o monitor pode entrar em contato com a Seção técnica de apoio educacional do CCE (STAE) para comunicar a existência de problema grave e, além disso, deve fechar a sala colocando um aviso na porta.

  b) Problemas de Hardware

    Problemas de hardware devem ser comunicados com a maior presteza ao encarregado local pela sala, que deverá fazer a solicitação de manutenção técnica.

    De qualquer forma, o monitor deve registrar a ocorrência no Livro de registro de ocorrências.

  c) Problemas Operacionais/Outros

    O monitor deve registrar qualquer outro problema que julgar necessário ser de conhecimento da TecnoEdu , no Livro de registro de ocorrências.



9- Para troca de turno

    Ao iniciar o turno o monitor deve marcar "o ponto", conferir os empréstimos juntamente com o monitor que está saindo e ler o Livro de registro de ocorrências.

    Se, na troca de turno, o monitor escalado para o turno seguinte não estiver ainda presente, o monitor que está saindo deve comunicar o fato ao encarregado local pela Sala.

    Situações não abordadas neste folheto de instruções devem ser relatadas para posteriores mudanças.


10- Telefones para no contato no CCE

   a) Problemas de hardware:

São Paulo: (0XX11) 3091-6454, 3091- 6455 ou 3091-6456 (dentro da Cidade Universitária: 6454, 6455 ou 6456)
São Carlos: (0XX16) 273-9186
Ribeirão Preto: (0XX16) 602-3527
Pirassununga: (0XX19) 561-6122 ramal 270

    b) Problemas operacionais e de software:

São Paulo: (0XX11) 3091-6402
São Carlos EESC: (0XX16) 273-9268
São Carlos ICMSC: (0XX16) 273-9647
Ribeirão Preto CIRP: (0XX16) 602-3583
Pirassununga: (0XX19) 561-6122