Proin - Projeto Integrado do Arquivo Público do Estado e Universidade de São Paulo
Proin > Revista

A revista Seminários surgiu em 2001 como produto dos eventos organizados pelo PROIN em nível nacional e internacional sendo, inicialmente, publicada em edição semestral pela Imprensa Oficial em parceria com o Arquivo do Estado. Procuramos em cada número expressar nossas preocupações teóricas e metodológicas, além de dialogar com autores consagrados da historiografia brasileira contemporânea. Considerando a contribuição dada pelos conferencistas e pesquisadores externos ao PROIN, assim como os pronunciamentos dos depoentes convidados a tornar públicas suas memórias, constatamos que nossos encontros careciam de registros que garantissem a reprodução dos debates dedicados a preservação da memória. Nos três números publicados entre 2001-2003 procuramos reproduzir na integra as palestras proferidas por historiadores e cientistas políticos cujos estudos tem como tema a história da repressão e da resistência.

Aproximar o autor/ historiador do leitor/aprendiz de historiador é um dos nossos objetivos. Foi assim que trouxemos para o nosso convívio os estudos produzidos por Elizabeth Cancelli, Marionilde Brephol de Magalhães, Edgard Carone, Maria Cristina Soto, Rodrigo Patto Sá, Zilda Gricoli Iokoi, Jacob Gorender, Eliana de Freitas Dutra, Priscila Ferreira Perazzo, Regina Célia Pedroso, Mariana Cardoso dos Santos Ribeiro. Aproveitamos a oportunidade para "dar voz" aqueles que, em distintos momentos da história do Brasil contemporâneo, foram personagens/ testemunhos da luta pelos direitos humanos. Através da técnica da história oral reconstituímos a trajetória de alguns poucos cidadãos, dentre centenas, que foram reprimidos e obrigados a sobreviver na clandestinidade. Foi aí que incluímos nesta nossa revista uma sessão dedicada a registrar as memórias da repressão.

Seminários nº 01 Este é o primeiro número temático da Seminários, revista multidiscisciplinar de publicação semestral. É um produto da realidade vivenciada pelos pesquisadores e colaboradores do PROIN - Projeto Integrado Arquivo do Estado/USP, um exemplo positivo da parceria entre múltiplas instituições acadêmicas e culturais. Os artigos que compõem este número reproduzem, na íntegra, as palestras e comunicações apresentadas durante o Seminário I - Crime, Criminalidade e Repressão no Brasil República.

Sumário:

1. Apresentação: Maria Luiza Tucci Carneiro.

2. "Crime político, crime comum: leituras cruzadas", por Maria Cristina Martínez Soto.

3. "Na virada do século: a cultura do crime e da lei", por Elizabeth Cancelli.

4. "A criminalização da raça: a xenofobia institucionalizada", por Marion Brephol de Magalhães.

5. Entrevista com Julia Garcia y Garcia, por Ismara Izepe de Souza e Rodrigo Rodrigues Tavares.

6. Homenagem a Edgard Carone, o historiador da República, por Zilda Márcia Gricoli Iokoi.

Seminários nº 02 Este número da revista Seminários tem como objetivo registrar e divulgar as atividades desenvolvidas durante o evento Mitos Políticos e Repressão aos Comunistas no Brasil República, organizado pelo PROIN no dia 23 de outubro de 2001. As palestras e comunicações procuraram colocar em discussão a questão dos mitos políticos que, ao longo da história contemporânea brasileira, interferiram no imaginário coletivo, instigando políticas intolerantes e a repressão aos comunistas, em particular. A violência praticada contra os comunistas no Brasil e a persistência do discurso anticomunista provocado pela reação ao bolchevismo a partir da Revolução Russa de 1917, devem ser avaliados como parte de fenômeno internacional.

Sumário

1. "A juventude comunista e as questões internacionais no pós-guerra", por Zilda Márcia Gricoli Iokoi.

2. "O imaginário anticomunista e as representações do comunismo como ameaça estrangeira", por Rodrigo Patto Sá Motta.

3. Memórias de camaradas: " Camaradas" , um conto de Jacob Guinsburg. Texto encenado pelo grupo de tetaro da USP, dirigido por Abílio Tavares.

4. Depoimentos: Carlos Frydman e Jacob Gorender.

5. "Notas sobre Gorender: o engajamento do intelectual", por Caio Navarro de Toledo.

6. Prefácios dos livros da Série Inventário DEOPS/SP:

- República Espanhola: um modelo a ser evitado, de Ismara izepe Souza, por José Carlos Sebe Bom Meihy.

- Os seguidores do Duce: os italianos fascistas no Estado de São Paulo, de Viviane Terezinha dos Santos, por Stefano Salmi, Massimo Morigi e Pérsio Burkisnski.

- Bolchevismo & Judaísmo: a comunidade judaica sob o olhar do DEOPS, de Taciana Wiazovski, por Leonardo Senkman.

Seminários nº 03 Em Seminários nº 3 é dedicado ao tema da imigração e a repressão policial que, movida pela xenofobia, pelo racismo e nacionalismo exacerbados, investiu contra os estrangeiros radicados no Brasil. Esta temática se faz atual pois migrar continua a ser um direito das pessoas interessadas em buscar melhores oportunidades de vida. Essa migração é indispensável para a criação de comunidades pluralistas abertas a todos os tipos de etnia, cultura e religiâo. No entanto, a imigração, como fenômeno social, ainda carece de um estatuto jurídico e político que atenda as reais necessidades do imigrante.

Percebemos que, desde a segunda década do século XIX, o estrangeiro radicado em terras brasileiras provocou um certo " estranhamento" entre as autoridades políticas, policiais e intelectuais que se dedicavam a solucionar os problemas nacionais.

Este número da revista Seminários reune artigos que oferecessem elementos para o debate sob uma perspectiva histórica, jurídica e cultural. Todos os textos aqui publicados foram apresentados em seminário organizado pelo PROIN em 3 de dezembro de 2003 no Anfiteatro do Departamento de História, FFLCH - USP. Cidade Universitária.

Sumário

1. Apresentação, por Maria Luiza Tucci Carneiro.

2. "Crime político e Segurança Nacional", por Eliana de Freitas Dutra.

3. "A imagem do imigrante indesejável, por Maria Luiza Tucci Carneiro.

4. "Prisioneiros de Guerra. A reclusão dos imigrantes indesejáveis, Brasil 1942-1945", por Priscila Ferreira Perazzo.

5. "Sob o olhar do poder: notas sobre o DEOPS e o aprisionamento de presos políticos no Brasil", por Regina Célia Pedroso.

6. "Sob imigração e expulsão; mecanismos para seleção de estrangeiros no Brasil", por Mariana Cardoso Ribeiro

7. Depoimento: Janaina Valaviciene 8. Homenagem: Boris Schnaiderman 9. Prefácio dos livros: - O "perigo amarelo" em tempos de guerra (1939-1945), de Márcia Yumi Take


Estes textos estão em formato PDF, para abrí-los você
precisa instalar em seu computador o Adobe Reader.
Faça o Download aqui.
Digital Industry