#sãopaulo – CENÁRIOS PARA COMPARTILHAR – nº1

#sãopaulo é uma série jornalística sobre como o mercado paulistano se apropriou da tendência instagramável para valorizar negócios. Instagramável – palavra difícil que parece inventada – descreve o que capta a atenção e provoca vontade de compartilhar uma experiência no Instagram.

E essa vontade é o que não falta em São Paulo. Segundo dados divulgados pela própria rede social, a capital paulista é a quarta cidade no mundo onde mais se compartilham experiências, ficando atrás apenas de Nova York, Moscou e Londres.

Mas não são apenas os usuários que buscam likes. Cada episódio da série foca em um diferente segmento (ambientes, lojas, comidas, arquitetura e influenciadores digitais) para mostrar como utilizam o Instagram a seu favor.

Trilha da Abertura: Je Veux Te Voir – Yelle


CENÁRIOS PARA COMPARTILHAR – nº1

O primeiro episódio abre a discussão sobre como o Instagram tem modificado os negócios a partir do principal fator que se faz instagramável: o próprio ambiente onde se tira a fotografia. O episódio visita dois lugares em específico: a Funcast, exposição interativa com cenários para fotos, e o Beco do Batman. A história de cada lugar e de cada comportamento é intercalada pela fala da especialista Paula Costa, da ESPM. Para o beco do Batman, a principal fonte é Leonardo Raposo, que está fazendo um documentário sobre a Vila Madalena. As outras vozes são de organizadores da Funcast e visitantes da exposição.

Produção e reportagem: Aline Melo, Emma Robinson, Giovanna Querido, Iolanda Paz, Isabel Marchenta, João Victor Escovar, Laila Mouallem, Mariana Rudzinski e Rafael Castino
Edição: Iolanda Paz e Rafael Castino
Orientação: Profª Mônica Rodrigues Nunes.
Estagiária docente/PAE: Ana Beatriz Tuma
Trilha da vinheta: Parking Lot – Anderson .Paak