Autoconstruções PARTE 1 – Boqueirão

A autoconstrução habitacional é um fenômeno das periferias dos grandes núcleos urbanos: de acordo com o CAU/BR, 50 milhões de brasileiros vivem em casas autoconstruídas. Este número é alavancado por pessoas de baixa renda, que não têm condições de acessar o mercado formal de moradia. Mesmo tão presente no Brasil e possuindo legislação específica, o tema é pouco implementado, carece de estudos e de produções audiovisuais. A série busca contextualizar o fenômeno da autoconstrução e mostrar como ela se manifesta na cidade de São Paulo, sendo o motor de crescimento das comunidades e símbolo de dignidade para famílias nas periferias.

BOQUEIRÃO – Nº1
A autoconstrução é o fenômeno de construção da casa própria pelas próprias mãos e/ou com a contratação de mão de obra, mas sem qualquer tipo de assistência técnica especializada. O episódio explica o que é este processo e mostra por que, para muitas pessoas, autoconstruir é a melhor (às vezes, única) opção, apesar dos riscos envolvidos.

Equipe de produção:
Produção: André Martins, Bruno Nossig, Caio Mattos, Gabriel Bastos, Henrique Votto, Maria Clara Rossini, Pedro Vittorio e Wender Starlles;
Roteiro e edição: André Martins, Henrique Votto e Pedro Vittorio.
Trilha sonora: Preciso me Encontrar – Cartola
Coordenador: Wender Starlles

Orientação: Profª Mônica Rodrigues Nunes

Estagiária docente/PAE: Natália Engler Prudêncio