Farmacologia USP
 

Universidade de São Paulo

Histórico do GTPR     |     Nossa Equipe     |     Missão     |     Objetivos     |     Fale Conosco

 

Histórico do Grupo de Trabalho em Proteção Radiológica

 

O Grupo de Trabalho em Proteção Radiológica da USP (GTPR-USP) surgiu a partir de uma antiga ideia, compartilhada por alguns profissionais da Universidade que atuam na área, de unir esforços para otimizar as ações em Proteção Radiológica. Embora simples, essa ideia demonstrou ser de difícil implementação no ambiente da Universidade, dadas a diversidade de usos e a grande quantidade de laboratórios usuários de fontes emissoras de radiação ionizante, aliadas à falta de cultura de segurança e de Proteção Radiológica. Se acrescentarmos ainda o fato de que há um contingente ínfimo de profissionais especializados em Proteção Radiológica atuando na Universidade poderemos entender que essas características peculiares acabaram por forçar que as ações de Proteção Radiológica fossem pontuais, muitas vezes com um caráter quase artesanal.

 

Incontáveis foram as situações dentro da Universidade em que o futuro usuário de uma fonte emissora de radiação ionizante atuou como um autêntico desbravador da Proteção Radiológica, tendo que aprender sozinho desde o processo de licenciamento de sua instalação até o tipo de detector que deveria comprar. Como estas ações eram pontuais, as experiências adquiridas por cada um se restringiam ao seu ambiente e não eram propagadas. Desta forma, o próximo futuro usuário teria que partir do início, frequentemente enfrentando os mesmos problemas e obstáculos já resolvidos por outros.

 

Durante muito tempo fomos testemunhas desse processo pouco eficiente e, a despeito de todo esforço e dedicação, pouco pudemos contribuir para melhorá-lo. Mas as diversas tentativas frustradas de otimização das ações, acumuladas ao longo dos anos, serviram de experiência e de inspiração para a criação do GTPR e essa ideia embrionária encontrou terreno fértil nos cursos de Proteção Radiológica que ministramos e coordenamos desde 1999. Aos poucos, durante os cursos, passamos a discutir os aspectos filosóficos da Proteção Radiológica e a iniciar um processo de formação de cultura em Proteção Radiológica dentro da USP. Essa discussão aberta criou espaço para atuarmos mais proximamente aos usuários, como parceiros e não com o estigma de fiscalizadores. A partir dessa proximidade, tivemos a oportunidade de conhecer e analisar diferentes experiências, e com isso, naturalmente, pudemos auxiliar a que os interessados não mais precisassem iniciar os processos da estaca zero. Também de maneira natural este processo foi crescendo com o tempo e foi assim que em 2011 nos demos conta que o sonho original já era realidade e que o Grupo de Trabalho já existia há anos.

 

Decidimos então desenvolver, com o indispensável apoio das Diretorias do Departamento de Saúde Ocupacional da Reitoria e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP), a estrutura do Grupo com vistas a dar mais visibilidade e ampliar as ações. Demos nome e identidade visual ao Grupo, passamos a realizar reuniões mensais pré-agendadas, criamos o site, organizamos a distribuição de trabalhos, passamos a desenvolver padronizações para a Universidade, dentre outras atividades. Estamos, com muito orgulho e satisfação, conseguindo multiplicar nossas ações em prol do desenvolvimento da Proteção Radiológica na Universidade de São Paulo.