Foco e Escopo

INFORMAÇÕES BÁSICAS

A Revista Brasileira de Psicoterapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) é um periódico da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Editada desde 1999, tem periodicidade trimestral e publica artigos inéditos com abordagem comportamental e cognitiva, principalmente, mas não somente, baseados na Análise do Comportamento. São aceitos artigos com conteúdo experimental, conceitual, clínico e aplicado em quaisquer áreas do conhecimento ou da atividade humana. A revista possui acesso aberto e processo editorial de revisão cega por pares.

O objetivo da revista é tornar o conhecimento científico em Psicologia, em especial no que tange a prática clínica, acessível à comunidade ampla e tem como público alvo acadêmicos, pesquisadores, professores, profissionais e demais interessados nessa área do conhecimento.


ISSN 1517 - 5545

Indexada atualmente nas seguintes bases de dados:

1- LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde)
2- Index Psi Periódicos Técnico-Científicos
3 -Google Scholar

Avaliação QUALIS/CAPES: B2 (quadriênio 2013-2017). Seu índice h é 25.

Processo de Avaliação pelos Pares

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Uma vez recebido o manuscrito, ele passará por uma avaliação inicial quanto à adequação da submissão a todas as normas da revista (formatação, normas APA e limite de páginas). Caso alguma norma não seja atendida ou se o manuscrito não estiver dentro do escopo da revista, o artigo será rejeitado, a submissão será arquivada e os autores serão comunicados. Caso os ajustes sejam pequenos, o editor responsável pode apenas pedir aos autores e autoras providenciarem os ajustes necessários e re-submeter o manuscrito.

Se o manuscrito for aprovado nessa avaliação inicial, ele será designado a um dos editores associados que fará a tramitação da avaliação do artigo segundo o sistema de revisão cega por pares (Double Blind Review) com o apoio de pelo menos dois avaliadores ad hoc especialistas no tema do manuscrito.

Os avaliadores emitirão pareceres sobre o manuscrito avaliado, incluindo uma indicação de qual encaminhamento deve ser dado ao artigo. Quando o editor associado receber o parecer dos avaliadores ad hoc ele emitirá uma decisão editorial, eventualmente acompanhada de um parecer feito pelo próprio editor. A decisão editorial pode ser:

a) Artigo aceito: O artigo será publicado na revista após os demais procedimentos editoriais necessários.

b) Revisões requeridas: O artigo poderá ser aceito desde que seja revisado de acordo com as recomendações do editor e dos avaliadores. É dado um prazo padrão de 21 dias para envio das revisões, prazo este que pode ser estendido caso os autores e autoras achem necessário.

c) Submeter novamente para avaliação: O artigo poderá ser revisado de acordo com as recomendações do editor e dos avaliadores, mas depois de revisado passará por uma nova rodada de avaliação por pareceristas ad hoc.

d) Artigo recusado: Quando o editor entender que as mudanças necessárias para o aceite do manuscrito forem muito extensas ou se houver outros motivos que o editor considere pertinente o manuscrito não será publicado pela revista.

Casos de desacordo ou controvérsias serão discutidos entre os autores e a equipe editorial em busca da resolução de eventuais conflitos. Nesses casos as diretrizes da Commitee of Publication Ethics (COPE) serão seguidas, mas a decisão final caberá à equipe editorial da revista.

Para obter informações sobre a formatação do artigo e a documentação a ser encaminhada, os autores devem acessar o o link "Diretrizes para Autores".

A revista publica somente artigos inéditos, assim, caso ocorra a detecção de plágio o manuscrito será imediatamente rejeitado. Consiste em plágio acadêmico: copiar um estudo ou parte dele, de outro autor ou mesmo de publicação própria (auto-plágio). O plágio é considerado uma prática inaceitável na publicação acadêmica. É responsabilidade dos autores garantir que não haja plágio nos seus artigos. Os editores e pareceristas da revista são instruídos a utilizar softwares de detecção de plágio para avaliação prévia dos artigos submetidos. Em caso de identificação ou suspeita de plágio por qualquer meio serão seguidos os procedimentos propostos pelo Commitee of Publication Ethics (COPE - Plagiarism Flowchart), além da rejeição imediata do manuscrito.

Periodicidade

A Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva é uma publicação trimestral no formato eletrônico.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.

Disponível em:

http://www.usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/index

Indexadores:

1- LILACS
(Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde)
2- Index Psi Periódicos Técnico-Científicos
3- Google Scholar