O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.abpmc.org.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, asegurando a avaliação por pares cega.

    Atenção: Para que a identificação de autoria seja removida no caso de uso do MS Word, basta clicar com o botão direito sobre o arquivo salvo e escolher a opção Propriedades. Em seguida clique na aba Resumo e apague a identificação de autor.

A Revista publica estudos experimentais, artigos conceituais, revisões sistemáticas da literatura, relatos de caso e a sessão diálogos com outras teorias. 

A contribuição deve ser original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. O artigo será publicado na língua de escolha do autor, inglês, português ou espanhol.

Os artigos devem ser preparados obedecendo às normas do Publication Manual of the American Psychological Association–APA (6ª. Edição, 2010), e enviados eletronicamente ao Editor (http://www.usp.br/rbtcc), que após análise preliminar decide se encaminha a um dos Editores Associado para prosseguir o processo de avaliação. 

Após essa triagem inicial, o artigo é encaminhado para dois revisores ad hoc, e um terceiro em caso de discordância entre os pareceres não dirimível pelo próprio Editor Associado. 

No caso do artigo conter imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, estes deverão ser submetidos em formato original, em arquivos separados, não inseridos no texto. Deve ser indicado no arquivo de texto o local aproximado onde devem ser inseridas as figuras, com títulos no idioma do artigo.

A aceitação final dos artigos depende de recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final pela Comissão Editorial.

Depois de aceito:

O artigo será publicado online depois de recebidas as correções da prova, visando agilizar a sua disponibilidade. Esta é a primeira publicação oficial citável com o DOI. Encerrado o período da edição, todos os artigos online first passam a compor a edição recém fechada. Assim, depois de finalizada a edição, o artigo poderá ser também citado pelo seu volume/número e paginação.

Apresentação do manuscrito

A cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando pertinente, deve ser encaminhada na submissão do manuscrito. Sem esta cópia o manuscrito não iniciará o processo editorial. Os manuscritos poderão ser redigidos em português, inglês ou espanhol. 

Os manuscritos submetidos devem ser digitados no formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, em espaço duplo (distância entre linhas igual a 1 cm), fonte Times New Roman, tamanho 12, não excedendo 80 caracteres por linha e devem conter no máximo trinta páginas. Isto inclui além do texto, resumo, abstract, figuras, tabelas e anexos. A página deverá ser configurada para formato A4, com formatação de margens superior e inferior de no mínimo 2,5 cm à esquerda e no mínimo 3,0 cm à direita. Referências e folha de rosto serão contadas a parte.

ATENÇÃO 1 – O manuscrito enviado para avaliação deverá vir somente com o título do artigo em português, espanhol e inglês - e sem identificação de autores e instituições. O processamento editorial não iniciará caso o artigo seja submetido com identificação dos autores.

ATENÇÃO 2 - Os manuscritos submetidos fora das normas APA 6Ed. serão automaticamente arquivados. Como exemplos de manuscritos arquivados, considere as submissões sem o número dos DOIs em todos os artigos listados nas Referências.


1. Folha de Rosto 

Deve conter somente o Título do manuscrito

Título

Deve conter menos que 12 palavras. Deve ser uma afirmação clara sobre o conteúdo do artigo.

2. Resumo, Abstract e Resumen

Deve ser redigido, obrigatoriamente, em português, inglês e espanhol, contendo até 150 palavras.

O resumo tem a finalidade de facilitar ao leitor a localização de artigos de seu interesse. 

O Resumo de um Estudo Experimental deve conter os seguintes subtítulos: Objetivos, Metodologia (amostra, principais instrumentos, procedimento), Resultados, Conclusões.

O Resumo de uma Revisão Sistemática deve incluir: Objetivos, Metodologia da revisão (banco de dados, período pesquisado, principais palavras chave), Resultados e Conclusões.

O resumo de um Estudo Conceitual deve incluir: Objetivo (tópico tratado em uma frase), importância da tese ou construto sob análise, fontes usadas (observação feita pelo autor, literatura publicada) e conclusões.

O resumo de Relatos de Caso deve incluir: Objetivo (descrição em uma frase do caso ou a técnica), Importância do tema, Descrição da clínica ou tratamento, Conclusões. 

3. Palavras-chave, em português, inglês e espanhol (no mínimo 3 e no máximo 5, em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula).

4. Texto

PESQUISAS ORIGINAIS

A RBTCC tem seu foco principal na publicação de artigos originais sobre pesquisas que utilizem a Análise do Comportamento. São benvindos estudos com metodologia de caso único, ensaios clínicos e aplicação da Análise do Comportamento a qualquer área do conhecimento ou atividade humana.

Os artigos devem conter as seguintes sessões:

Introdução

Tem a função de apresentar o conhecimento necessário que fundamento os objetivos da pesquisa. Não deve exceder duas páginas.
A introdução identifica os temas principais que serão estudados, as referências importantes sobre o assunto e o objetivo do estudo. Deve identificar claramente a importância do problema e porque o estudo em questão é necessário.

Objetivos

Deve mencionar em poucas frases o que a pesquisa pretende demonstrar.

Método

Deve oferecer todos os detalhes que permitam a replicação do estudo. Descreve os participantes, os materiais ou instrumentos utilizados, as variáveis dependentes e independentes definidas operacionalmente, como os dados foram colhidos, quais procedimentos foram realizados e uma descrição detalhada do plano experimental. 
Em caso de Ensaios clínicos deve descrever o tamanho da amostra, como esta foi calculada e as características clínico-demográficas relevantes para o entendimento da pesquisa. O fluxograma (CONSORT flow diagram) dos pacientes deve ser inserido (http://www.consort-statement.org/.

Em caso de estudos com Metodologia de Caso Único descrever o desenho planejado, como foi feita a linha de base, em que momento as intervenções foram iniciadas e encerradas. Que variáveis foram usadas e como foram medidas.

Desfechos primários e secundários: Definir operacionalmente como se sabe que o resultado foi ou não atingido.

Análise Estatística (em caso de uso): Descrever como a análise foi realizada e o nível de significância utilizado.

Resultados

Descrever os achados pertinentes aos objetivos do estudo. Texto não deve repetir informações que constem de tabelas e figuras. 

Discussão 

Interpretar os achados e compará-los à literatura científica existente. Deve descrever os pontos forte e as limitações do estudo. 

Conclusões

Em poucas frases descrever os principais achados e contribuições do estudo. As conclusões devem estar solidamente apoiadas nos resultados do estudo. 


REVISÕES SISTEMÁTICAS DE LITERATURA

Deve seguir as normas propostas pelo “Prisma-Statement – Transparent Reporting of Systematic reviews and Meta-Analysis” encontradas em: http://www.prisma-statement.org/.

Introdução

Tem a função de apresentar o conhecimento necessário que fundamento os objetivos da pesquisa. Não deve exceder duas páginas.

Justificativa

Deve descrever em uma frase a importância de realizar a revisão.

Objetivos

Deve mencionar em poucas frases o que a revisão pretende demonstrar.

Metodologia

Deve conter os seguintes itens: 

Amostra: Descrever critérios para seleção dos artigos (inclusão e exclusão), 

Procedimentos: Descrever como a revisão foi realizada, de modo que a replicação seja possível. Apresentar a equação booleana utilizada ou os principais termos usados na busca (no idioma em que foram usados), bancos de dados pesquisados, período pesquisado, participantes da revisão e sua função na mesma. 

Resultados

O fluxograma ( PRISMA flow diagram) dos artigos encontrados deve ser inserido (http://www.prisma-statement.org/.

Os artigos relevantes encontrados, sua qualidade e problemas metodológicos, principais conclusões devem ser apresentados. Texto não deve repetir informações que constem de tabelas e figuras. 

Discussão: Interpretar os achados e compará-los à literatura científica existente. Deve descrever os pontos forte e as limitações da revisão.
Conclusões: Em poucas frases descrever os principais achados e contribuições da revisão. 


ARTIGOS CONCEITUAIS

Por artigo conceitual compreende-se: Discussão de conceitos importantes para o behaviorismo, estudos translacionais, aplicação da Análise do Comportamento no estudo de outros temas (antropológicos, sociológicos, psicológicos, Administração, políticas públicas, etc.)

Introdução

Tem a função de apresentar o conhecimento necessário que fundamentem os objetivos do artigo conceitual. Não deve exceder duas páginas.

Justificativa

Deve descrever em uma frase a importância da reflexão sobre o tema, tese ou construto sob análise.

Objetivos

Deve mencionar em poucas frases o que a reflexão ou análise pretende demonstrar.

Discussão

Deve descrever as fontes usadas (observação feita pelo autor, literatura publicada), e a análise do tema ou construto.

Conclusões

Apresentar resumidamente as principais conclusões e perspectivas que o estudo propõem.


RELATOS OU ESTUDOS DE CASO

Esta sessão destina-se a estudos ou relatos de casos clínicos e relatos da aplicação da Análise do Comportamento a outras áreas do conhecimento. Não deve exceder a cinco páginas e deve conter as seguintes sessões. Deve seguir as diretrizes APA para estudo de caso, disponível em
http://www.apa.org/pubs/journals/pst/evidence-based-case-study.aspx

Introdução

Tem a função de apresentar o conhecimento necessário que fundamentem os objetivos do relato ou estudo do caso. Não deve exceder duas páginas.

Objetivo: descrição em uma frase do caso, técnica ou aplicação que será apresentado.

Importância: Relatar em uma frase a importância deste relato ou estudo para a aplicação da análise do comportamento na área mencionada. 

Descrição do caso ou relato da aplicação, o que foi realizado, aspectos clínicos, tratamentos ou procedimentos realizados. Deve apresentar verbatin de vinheta clínica, com recortes que evidenciam os trechos relevantes.

Resultados obtidos 
Deve apresentar medidas de resultados.

Conclusões.


DIÁLOGOS COM OUTRAS TEORIAS

Serão aceitos pesquisas originais, revisões da literatura, artigos conceituais e relatos de caso de quaisquer modelos teóricos que dialoguem com a Análise do Comportamento (Por exemplo: Terapia Comportamental de Modificação do Comportamento, Terapia Comportamental Cognitiva, Neurociências, Psicologia, Filosofia, etc). Todos devem obedecer às normas detalhadas anteriormente. 

4. Referências

Os autores devem verificar cuidadosamente se as referências seguem as normas de publicação da APA (6ª. Edição) e se todas as referências mencionadas no texto estão nas referências e vice-versa.

5. Figuras, Tabelas e Quadros

Devem ser apresentadas com as respectivas legendas e títulos, um em cada página. As figuras e tabelas não devem exceder 11,5 X 17,5 cm. Os títulos das tabelas e dos quadros devem ser colocados no alto das mesmas em letras minúsculas e indicando o seu conteúdo. Os títulos das figuras devem ser apresentados abaixo das mesmas. Tanto as figuras como as legendas devem ser suficientemente informativas para serem compreendidas sem necessidade de recorrer ao texto.