Classes de comportamentos da atuação analítico-comportamental sobre comportamentos depressivos identificadas em literatura

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Patricia El Horr de Moraes
Gabriel Gomes de Luca

Resumo

A atuação de um psicoterapeuta é constituída por um conjunto de classes comportamentais que envolvem caracterizar necessidades de intervenção, planejar, executar, avaliar e aperfeiçoar intervenção e comunicar descobertas. Foi objetivo identificar classes de comportamentos da atuação profissional de um terapeuta analítico-comportamental ao intervir em comportamentos depressivos em contexto clínico. Foram selecionadas três fontes de informação (dois artigos e um capítulo de livro) e oito etapas foram realizadas para identificar, nessa literatura, tais classes de comportamentos e classificá-las conforme as classes gerais de uma intervenção profissional. Foram propostas 399 classes de comportamentos, 98% delas constituinte das classes gerais “Caracterizar necessidades”, “Planejar intervenção” e “Executar intervenção”. A proposição das classes de comportamentos aumenta a probabilidade de desenvolvimento delas em contextos formais de ensino. A falta de representatividade de outras classes gerais sugere necessidade de produção de conhecimento a respeito dos processos que as constituem.

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Palavras-chave:
depressão, comportamentos depressivos, atuação clínica, psicoterapia analítico-comportamental
Como Citar
El Horr de Moraes, P., & Gomes de Luca, G. (2018). Classes de comportamentos da atuação analítico-comportamental sobre comportamentos depressivos identificadas em literatura. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 20(2), 50-72. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i2.1025
Seção
Artigos Conceituais
Biografia do Autor

Patricia El Horr de Moraes, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado em Psicologia em andamento pela UFSCAR e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná

Gabriel Gomes de Luca, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Psicologia pela UFSC, 2013. Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)