Métodos de avaliação de itens de preferência para a identificação de reforçadores

Fanny Silveira e Silva, Mariana Gomide Panosso, Rodrigo Dal Ben, Tamiris Poletini Gallano

Resumo


O ensino e manutenção de repertórios comportamentais dependem, em grande parte, de suas consequências. Identificar consequências que aumentam a probabilidade da ocorrência de comportamentos de interesse é fundamental para intervenções comportamentais. A Avaliação de Itens de Preferência (AIP) busca identificar itens preferidos que podem ser utilizados como consequências. No presente artigo são descritos oito métodos de AIP, dois indiretos – entrevista com pais e cuidadores e observações informais – e seis métodos diretos, que envolvem a apresentação de estímulo único, escolha pareada, estímulos múltiplos com e sem reposição e operante livre em ambiente natural e restrito. Orientações sobre os pré-requisitos, procedimento de avaliação, registro e a análise de resultados, vantagens e desvantagens são discutidos para cada um dos métodos.

Palavras-chave


avaliação de preferência; reforçamento; escolha

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Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva ISSN 1517 - 5545
Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental