Transferência de Função de Estímulo na Resolução de Problemas do Tipo Insight em Ratos

Main Article Content

Rubilene Pinheiro Borges
Dayanna Gomes Santos
Marcus Bentes Carvalho Neto

Resumo

Este estudo investigou o possível papel da formação de classes sobre a transferência de função de estímulos no controle de diferentes respostas de resolução de um problema em Rattus norvegicus. O problema consistia em uma tarefa de empurrar um cubo, subir no cubo e puxar uma corrente. Todos os sujeitos foram treinados nas habilidades de teste. O grupo PS (puxar o spot) passou por um treino de puxar spot, o sujeito NPS1 do grupo NPS (não puxar o spot) foi treinado a focinhar o spot e NPS2 não teve treino adicional.  Todos os sujeitos resolveram a tarefa. O treino de puxar o spot não se mostrou crítico para a resolução do problema e não favoreceu o desempenho dos sujeitos (PS1 e PS2) submetidos a esse procedimento. Os dados não sustentam que a resolução de problemas do tipo insight possa ser exclusivamente atribuída à formação de classes entre estímulos e respostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Borges, R. P., Santos, D. G., & Carvalho Neto, M. B. (2020). Transferência de Função de Estímulo na Resolução de Problemas do Tipo Insight em Ratos. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 22(1). https://doi.org/10.31505/rbtcc.v22i1.1286
Seção
Pesquisas originais
Biografia do Autor

Dayanna Gomes Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará.

Marcus Bentes Carvalho Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Graduado em Psicologia e Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo.