Transferência de Função de Estímulo na Resolução de Problemas do Tipo Insight em Ratos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rubilene Pinheiro Borges
Dayanna Gomes Santos
Marcus Bentes Carvalho Neto

Resumo

Este estudo investigou o possível papel da formação de classes sobre a transferência de função de estímulos no controle de diferentes respostas de resolução de um problema em Rattus norvegicus. O problema consistia em uma tarefa de empurrar um cubo, subir no cubo e puxar uma corrente. Todos os sujeitos foram treinados nas habilidades de teste. O grupo PS (puxar o spot) passou por um treino de puxar spot, o sujeito NPS1 do grupo NPS (não puxar o spot) foi treinado a focinhar o spot e NPS2 não teve treino adicional.  Todos os sujeitos resolveram a tarefa. O treino de puxar o spot não se mostrou crítico para a resolução do problema e não favoreceu o desempenho dos sujeitos (PS1 e PS2) submetidos a esse procedimento. Os dados não sustentam que a resolução de problemas do tipo insight possa ser exclusivamente atribuída à formação de classes entre estímulos e respostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Borges, R. P., Santos, D. G., & Carvalho Neto, M. B. (2020). Transferência de Função de Estímulo na Resolução de Problemas do Tipo Insight em Ratos. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 22(1). https://doi.org/10.31505/rbtcc.v22i1.1286
Seção
Pesquisas originais
Biografia do Autor

Dayanna Gomes Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará.

Marcus Bentes Carvalho Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Graduado em Psicologia e Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo.