Compromisso com a Ética no Processo de Publicação

A Revista Brasileira de Terapia Cognitiva e Comportamental (RBTCC) se compromete a garantir a integridade, veracidade e precisão do material por ela publicado, além da conduta ética durante todo seu processo de revisão por pares e publicação. Não são aceitas más condutas relativas ao processo de publicação, as quais incluem, mas não se limitam a: plágio, autoplágio, manipulação de citação, falsificação de dados, autoria fantasma, conflitos de interesses não explicitados e manipulação do processo de revisão por pares. A RBTCC segue as diretrizes sobre ética em publicação do Committee on Publication Ethics (COPE).

Alegações de Má Conduta

Alegações de má conduta relativa ao processo de publicação podem ser apresentadas à RBTCC por qualquer dos envolvidos no processo de publicação (autores, avaliadores, leitores e editores), antes ou após a publicação, por quaisquer meios oficiais (e-mails da RBTCC, de seus editores ou da ABPMC; páginas oficiais na internet da RBTCC ou da ABPMC; etc.). Cada alegação será analisada e encaminhada pelo Editor Chefe da RBTCC, que poderá consultar ou delegar funções para os Editores Associados, Avaliadores ou Corpo Técnico da RBTCC. Os envolvidos na alegação e suas respectivas instituições podem também ser consultados.  Cada processo para lidar com alegações de má conduta seguirá o respectivo fluxograma apresentado pela COPE.

Alegações, reclamações e recursos a respeito das atividades do corpo editorial ou técnico da RBTCC devem ser encaminhados à Diretoria Executiva da ABPMC, que investigará o ocorrido e tomará as medidas cabíveis.

Plágio e Autoplágio

A revista publica somente artigos inéditos, assim, caso ocorra a detecção de plágio durante o processo de revisão o manuscrito será imediatamente rejeitado. Consiste em plágio acadêmico: copiar um estudo ou parte dele, de outro autor ou mesmo de publicação própria (autoplágio). O plágio é considerado uma prática inaceitável na publicação acadêmica. É responsabilidade dos autores garantir que não haja plágio nos seus artigos. Os editores e pareceristas da revista são instruídos a utilizar softwares de detecção de plágio para avaliação prévia dos artigos submetidos. Em caso de suspeita de plágio por qualquer meio serão seguidos os procedimentos propostos pelo COPE.

O manuscrito não deve ser submetido a mais de um periódico simultaneamente, nem pode ter sido publicado previamente (em parte ou no todo). O uso de material previamente publicado pelo(s) mesmo(s) autor(es) deve ser indicado e justificado explicitamente, para evitar suspeitas de autoplágio. Um único estudo também não deve ser arbitrariamente dividido em várias partes para aumentar a quantidade de publicações (salami science).

Autoria

A RBTCC adota a definição de autoria do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), também conhecido como grupo de Vancouver. Em sua versão mais recente, são quatro os critérios para que alguém possa ser listado como autor de uma publicação científica:

  • - Contribuir substancialmente para a concepção ou o delineamento do trabalho; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados para o trabalho; e
  • - Elaborar a primeira versão do trabalho ou revisá-lo criticamente em termos de conteúdo intelectual importante; e
  • - Aprovar a final da versão a ser publicada; e
  • - Aceitar ser responsável por todos os aspectos do trabalho, assegurando que questões relativas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam apropriadamente investigadas e resolvidas.

A RBTCC sugere que a definição de autoria seja discutida pelos envolvidos antes do início da redação do manuscrito. Só devem ser incluídas como autoras as pessoas que forneceram consentimento expresso para tal. Ao submeter um manuscrito para a RBTCC, o responsável pela submissão garante ter obtido o consentimento expresso de todas as pessoas listadas como autoras e deve ser capaz de fornecer evidências que comprovem esse consentimento, caso seja solicitado. Adicionar ou remover autores durante o processo de revisão só será permitido com a apresentação de justificativas pertinentes e após a autorização do Corpo Editorial da RBTCC. Mudanças na autoria não poderão ser realizadas após a aceitação final do manuscrito.

Conflitos de Interesses

Conflitos de interesses de autores, avaliadores e editores devem ser explicitados, preferencialmente antes da publicação, mas possivelmente também após a publicação. Um conflito de interesses é:

  • Uma situação na qual uma pessoa ou organização está envolvida em múltiplos interesses, financeiros ou de outra ordem, e servir a um interesse pode envolver trabalhar contra outro. Tipicamente, isso se relaciona a situações nas quais o interesse pessoal de um indivíduo ou organização pode afetar negativamente uma responsabilidade relativa à tomada de decisões em benefício de um terceiro.

  • A presença de um conflito de interesse é independente da ocorrência de uma impropriedade. Desta forma, um conflito de interesses pode ser resolvido voluntariamente antes que ocorra qualquer corrupção. (https://en.wikipedia.org/wiki/Conflict_of_interest)

Os conflitos de interesses dos autores que possam interferir nos resultados, ideias e conclusões apresentados em manuscritos submetidos à RBTCC devem ser explicitados pelos autores durante o processo de submissão do manuscrito. A Folha de Rosto com Identificação do manuscrito deve incluir declarações sobre conflitos de interesses de cada autor. Caso diversos ou todos os autores não apresentem nenhum conflito de interesse isso pode ser afirmado em uma única frase (e.g., “Autor A, Autor B e Autor C declaram não ter nenhum conflito de interesses”). Durante o processo de submissão do manuscrito também devem ser mencionados – por meio do sistema online de submissão ou por email para o Corpo Editorial da RBTCC – conflitos de interesses relativos aos editores ou potenciais avaliadores do manuscrito. Conflitos de interesses identificados após a publicação (por leitores, avaliadores, autores etc.) também devem ser explicitamente apresentados ao Corpo Editorial da RBTCC por email.

Disponibilização de Dados e Relato e Registro de Pesquisa

Os autores que submetem manuscritos para publicação na RBTCC devem disponibilizar os dados brutos que basearam os resultados relatados em seus manuscritos, caso sejam solicitados por editores ou avaliadores (antes da publicação), ou por quaisquer leitores da RBTCC (após a publicação). A RBTCC encoraja os autores a seguirem diretrizes de relato e registro de pesquisa bem estabelecidos na área como as Normas de Publicação para Metanálises (Meta-Analysis Reporting Standards) e as Normas de Publicação para Artigos Científicos (Journal Article Reporting Standards) da Associação Psicológica Americana (APA). A RBTCC ainda encoraja os autores a, quando possível e pertinente, disponibilizar os dados brutos que baseiam seus resultados em repositórios públicos.

Normas Éticas e Relacionadas

Os autores devem conhecer e seguir todas as normas relativas à realização de pesquisas com participantes humanos, animais, populações vulneráveis etc., além daquelas relativas a direitos autorais, ao uso de dados confidenciais e a práticas empresariais e de marketing. A cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa ou da Comissão de Ética no Uso de Animais, quando pertinente, deve ser encaminhada na submissão do manuscrito. Sem esta cópia o manuscrito não iniciará o processo editorial. Os autores devem obter permissão para o uso de softwares, questionários, escalas etc. empregados em seus estudos (se pertinente) – a qual será solicitada durante o processo de revisão.

Direitos Autorais

A RBTCC possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos desta Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer outros meios, requer autorização do Editor. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.

Discussões, Correções e Retratações de Artigos Publicados

A retratação é um mecanismo utilizado pela RBTCC, fundamentado nas recomendações do Comitê de Ética na Publicação (COPE) que tem o propósito de corrigir a literatura e garantir sua integridade, alertar os leitores sobre publicações contendo dados incorretos que tornam duvidosas suas descobertas e conclusões, casos de plágio e ausência de divulgação de conflito de interesses conflitante que possam influenciar interpretações.

Caso descubram erros ou imprecisões significativos em seus artigos publicados, os autores devem informa-los à RBTCC, permitindo que sejam corrigidos. Leitores e editores da RBTCC também podem informar sobre erros ou imprecisões significativos em artigos publicados. A depender da natureza do erro, a RBTCC poderá publicar uma correção ou retratar o artigo. Em ambos os casos, serão explicitados quais partes do artigo foram impactados pelos erros ou imprecisões.

A critério do Corpo Editorial, também podem ser publicadas notas de discussão de artigos publicados. Os interessados devem entrar em contato com o Editor-Chefe.