Rede Medieval

Seja Bem-Vindo!

Eventos

Palestra "A Idade Média no Século XIX: História e Historiografia" (UNIFESP)

O Ciclo de Palestra em História Antiga e MedievaL convida para a palestra "A Idade Média no Século XIX: História e Historiografia", que será ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Cândido (Livre Docente/USP), na UNIFESP, em outubro.

Leia mais...

Debate em torno do livro "Santos e Pregadores nas cidades medievais italianas: Retórica cívica e hagiografia" (LEME/USP)

A Rede Luso-Brasileira de Estudos Medievais, o Laboratório de Estudos Medievais e o Programa de Pós-Graduação em História Social da USP convidam para o debate em torno do livro "Santos e Pregadores nas cidades medievais italianas: Retórica cívica e hagiografia", do Prof. Dr. André Miatello, em novembro, na USP.

Leia mais...

Reunião Anual do CARMEN - The Worldwide Medieval Network

De 13 a 15 de setembro de 2013, vai-se realizar, na Fundação Engº António de Almeida (Rua Tenente Valadim, 325- Porto), com o apoio do CEPESE, a Reunião Anual do CARMEN - The Worldwide Medieval Network.

Leia mais...

Conferência: "A trajetória de Charles Tilly: os repertórios da ação coletiva" (LEME/USP)

O Programa de Pós-Graduação em História Social e o Laboratório de Estudos Medievais convidam para a conferência "A trajetória de Charles Tilly: os repertórios da ação coletiva", que será ministrada pela Profa. Dra. Carla Anastasia (UFMG), na USP, em outubro.

Leia mais...

Apresentação

Um grupo de medievalistas brasileiros e portugueses, aproveitando a realização recente de dois eventos que tiveram lugar em Portugal e no Brasil - o Encontro Portugal Medieval visto do Brasil. Diálogos entre Medievalistas Lusófonos, organizado na Universidade Nova de Lisboa (em janeiro de 2012) e o Colóquio Luso-Brasileiro 'Monarquia e Ordens Militares, organizado pelo Laboratório de Estudos Medievais na Universidade Federal de São Paulo (em abril do mesmo ano), acordou a criação de um programa de colaboração luso-brasileira na área da História Medieval.

Neste sentido, o LEME, a Cátedra Jaime Cortesão e o Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE) decidiram organizar e coordenar uma rede de estudiosos da Idade Média de diferentes universidades brasileiras e portuguesas, denominada REDE LUSO-BRASILEIRA DE ESTUDOS MEDIEVAIS.

Em março de 2013, em parceria com o Laboratório de Estudos Medievais (LEME), a Rede Luso-Brasileira de Estudos Medievais organizou o Colóquio de História Medieval "Fontes Medievais: construções e métodos", realizado na Universidade de São Paulo. O evento contou com a participação de professores e jovens pesquisadores brasileiros de diversos laboratórios e grupos de pesquisa em História Medieval. 

Leia mais...

Copyright © 2013 - Rede Medieval.