topo5

home
_____________________
expediente
_____________________

editorial77

Estes formigueiros, que se tornaram as cidades do século XX, são o tema do dossiê da Revista USP 5. É nas cidades que estão mergulhadas as vidas de milhões de seres humanos, locomovendo-se diariamente por uma espécie de labirinto com centro no imaginário individual. Daí serem eles tema tão complexo, quanto complexas são as perspectivas de vida para os últimos anos do milênio. Da "mãe" que ela já foi, expulsando para longe o fantasma do conquistador, daquele que traria a aniquilação, a cidade passou a simbolizar uma tormentosa imagem de "madrasta", que golpeia os "enteados" em cada canto escuro (ou mesmo claro) da "casa". Nem por isso deixa de fascinar cada vez mais, e atrair. Talvez porque a urbanidade seja inerente à condição humana. Neste dossiê, interdisciplina, caminha-se do genérico, cidades, para o particular, cidade - São Paulo. Em sintonia, dois artigos de livros, de Lilia Schwarcz e Maria Ruth Amaral de Sampaio, também tratam do tema.

O EDITOR-CHEFE

edito-77

Estes formigueiros, que se tornaram as cidades do século XX, são o tema do dossiê da Revista USP 5. É nas cidades que estão... (leia na íntegra)

 

apresentbotaonumerosbotaoassinbotaoindicecapasbotaonormas

 

proxdossie77

Europa Central

 

logo300a

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L - 4º andar - sala 411
05508-050
Cidade Universitária - Butantã - São Paulo - SP
Tel: (11) 3091.4403
revisusp@edu.usp.br
http://www.usp.br/revistausp

 

1989-2008 REVISTA USP          TODOS OS DIREITOS RESERVADOS                                                                   seta CAPAS      seta CONTATO      seta ASSINATURA