topo105

home
_____________________
expediente
_____________________

edito

Em 1934, graças a uma iniciativa sem precedentes no país, foi criada a Universidade de São Paulo pelo então interventor federal no estado, Armando de Salles Oliveira. Fruto de mentes como Júlio de Mesquita Filho, Fernando de Azevedo, Paulo Duarte e André Dreyfus, ela não foi apenas uma aglutinação de faculdades já existentes, mas se ergueu em torno de uma célula mater, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que renovaria por completo todo o ensino superior brasileiro.
É por demais conhecida a constelação de grandes professores europeus contratada pela USP nos seus primórdios para implantar um padrão acadêmico de alta qualidade, vital para que a universidade começasse a fazer pesquisa de nível internacional. Podemos citar, entre tantos outros, nomes como Roger Bastide, Claude Lévi-Strauss, Giuseppe Ungaretti, Gleb Wataghin e Fidelino de Figueiredo.
São conhecidas também sua ascensão e a manutenção de sua excelência, ao longo do tempo, no cenário do ensino superior do país. Considerada a melhor universidade da América Latina, com atuação fortemente fincada, como toda grande universidade, no tripé ensino, pesquisa e extensão, a USP chegou ao seu octogésimo aniversário responsável por nada menos que 25% de toda a pesquisa nacional e às voltas com uma crise orçamentária, nos últimos três anos, que lhe tem trazido uma perene dor de cabeça e mobilizado a atual gestão da universidade para sua superação.
Assim, caro leitor, o presente dossiê da revista tem a intenção de esmiuçar esse dilema pelo qual passa a instituição. Universidade em Movimento traz um conjunto indispensável de artigos assinados por especialistas – os artífices mencionados na capa – cuidadosamente selecionados tanto para expor a extensão da crise (ou questioná-la), como para apontar saídas, soluções. Afinal, qual é a USP imaginada para o seu centenário, em 2034?

 

FRANCISCO COSTA

 

 

edito
1989-2008 REVISTA USP          TODOS OS DIREITOS RESERVADOS                                                                  seta CAPA       seta ASSINATURA

Em 1934, graças a uma iniciativa sem precedentes no país, foi criada a Universidade de São Paulo pelo então interventor federal no estado, Armando de Salles Oliveira. Fruto de mentes como Júlio de Mesquita Filho, Fernando de Azevedo, Paulo Duarte e André Dreyfus,... (leia na íntegra)

 

apresentbotaonumerosbotaoassinbotaoindicecapasbotaonormas

 

botaoproximo

Crise Hídrica

 

logo300a

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L - 4º andar - sala 411
05508-050
Cidade Universitária - Butantã - São Paulo - SP
Tel: (11) 3091.4403
revisusp@edu.usp.br
http://www.usp.br/revistausp