topo11

home
_____________________
expediente
_____________________

editorial77

Definir a razão não é coisa fácil; sua delimitação varia segundo a época, os autores, a metodologia, a disciplina em questão. O que para alguns é obviamente racional, para outros é flagrantemente irracional. A fronteira cambiante entre razão e desrazão é o tema deste número 11 da Revista USP, no seu Dossiê Razão e Desrazão. O Dossiê abre com um ensaio do grande crítico alemão Anatol Rosenfeld, radicado no Brasil na época da Segunda Guerra, fugindo da perseguição nazista. Seu texto aborda o tema na obra de Nietzche. "Nietzche e o Irracionalismo" de Anatol Rosenfeld foi cedido à Revista USP pela Editora Perspectiva, que o incorporará em breve à coletânea "Texto-Contexto 2". Na seqüência, Jacó Guinsburg discute a trajetória de Anatol e investiga a questão do irracionalismo em sua obra. Hilário Franco Jr., Fábio Herrmann, Timothy Jenkins, Renato Janine Ribeiro, Alejandro Frigerio, Reginaldo Prandi, Anna Veronica Mautner, Esdras Vasconcelos e Olgária Matos, cada um à sua maneira, discutem a razão, a desrazão e os limites que as separam, justapõem ou confundem nas diversas áreas da história, literatura, psicologia, sociologia, investigando a cultura popular, o candomblé, o nacionalismo, a umbanda, práticas adivinhatórias, o pessimismo na Escola de Frankfurt etc.
Na seção Textos, a antiga Rússia figura com três itens importantes: a apresentação que Púchkin, o verdadeiro fundador da literatura russa moderna, escreveu para sua tragédia em versos "Boris Godunof"; uma discussão sobre as traduções diferentes de um mesmo poema de Púchkin; e o depoimento de Dostoiévski ao tribunal que o condenou à morte, pena que foi comutada, sendo o escritor enviado para o que ele mesmo chamou de "A Casa dos Mortos". Duda Machado fala sobre o modernismo brasileiro e Benedito Nunes discute a poesia de Haroldo de Campos. A seção fecha com ensaios de Walter Trinca e Luiz Tyller Pirola. A seção Homenagem é dedicada ao autor polonês de expressão ídiche radicado nos EUA Isaac Bashevis Singer, prêmio Nobel de Literatura, recentemente falecido. Livros, por sua vez, vem consideravelmente ampliado, tendo como objetivo cobrir, na Revista USP, cada vez melhor esta área. São sete os artigos críticos que apresentam obras de Leonardo Sciascia, Jerusa Pires Ferreira, Jorge Luis Borges, Carlos Calado, Segismundo Spina, Hjelmslev, Bert Hödobler e Edward O. Wilson.

OS EDITORES

edito-77

Definir a razão não é coisa fácil; sua delimitação varia segundo a época, os autores, a metodologia, a disciplina em questão. O que para.... (leia na íntegra)

 

apresentbotaonumerosbotaoassinbotaoindicecapasbotaonormas

 

proxdossie77

Quinhentos Anos de América

 

logo300a

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L - 4º andar - sala 411
05508-050
Cidade Universitária - Butantã - São Paulo - SP
Tel: (11) 3091.4403
revisusp@edu.usp.br
http://www.usp.br/revistausp

 

1989-2008 REVISTA USP          TODOS OS DIREITOS RESERVADOS                                                                   seta CAPA      seta CONTATO      seta ASSINATURA