topo18

home
_____________________
expediente
_____________________

editorial77

Pensar numa relação entre o Brasil e África é quase tão velho quanto este país. Aliás, se poderia até brincar dizendo que esta terra só "aconteceu" porque os portugueses se "afastaram" da África (mantém-se a versão oficial e não se fala mais em Ídia). A passagem pelos bancos escolares – isso se confirma depois com a experiência – afirma com segurança e inocência que o branco, o índio e o negro "fizeram" o Brasil. O branco foi tema da revista em seu nº. 12, dedicado aos quinhentos anos da América. O índio volta e meia aqui comparece em um artigo ou outro. E o negro é extensamente abordado neste número cujo dossiê, na verdade, vinha sendo pensado há um bom tempo pela revista. Outros temas, outros assuntos tiveram prevalência então. Melhor assim, a gestação foi um fator decisivo para que se mantivesse, neste dossiê, a interdisciplinaridade e o caráter ensaístico de seu projeto editorial. Muito bom, porque foi possível juntar Kabengele Munanga e Pierre Fatumbi Verger – este escrevendo sobre Roger Bastide, que foi lente desta Universidade. Um grupo de baianos de peso aderiu à tarefa: João José Reis, Deoscoredes dos Santos, Antonio Risério, Júlio Santana Braga. Para não falar também das "baianas" Juana Elbein dos Santos e Angela Lühning, ou ainda das "nativas" do sudeste Maria Luiza Tucci Carneiro e Maria Aparecida Baccega. Trabalho completado por Fernando Mourão e Reginaldo Prandi, Benjamin Abdala Júnior, David Lerer e J. R. Franco da Fonseca. Uma teoria geológica conhecida afirma que o Brasil é uma parte da África que se desgarrou daquele continente num passado distante. Isso explicaria, mesmo que superficialmente, certas afinidades e a decantada fascinação que todos nós tempos pelo continente mãe de todos os homens.

OS EDITORES

edito-77

Pensar numa relação entre o Brasil e África é quase tão velho quanto este país. Aliás, se poderia até brincar dizendo que esta terra... (leia na íntegra)

 

apresentbotaonumerosbotaoassinbotaoindicecapasbotaonormas

 

proxdossie77

Cinema Brasileiro

 

logo300a

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L - 4º andar - sala 411
05508-050
Cidade Universitária - Butantã - São Paulo - SP
Tel: (11) 3091.4403
revisusp@edu.usp.br
http://www.usp.br/revistausp

 

1989-2008 REVISTA USP          TODOS OS DIREITOS RESERVADOS                                                                   seta CAPA      seta CONTATO      seta ASSINATURA