topo20

home
_____________________
expediente
_____________________

editorial77

Cem anos após eclodir uma insurreição que iria movimentar até mesmo a vida literária, Canudos continua a ser um grande ponto de interrogação (quando não de exclamação) na vida inteligente do Brasil. Queira-se ou não, o Belo Monte do Conselheiro acabou por elevar o nome de Euclides da Cunha a um plano que não se pode conceber sem Os Sertões. Queira-se ou não, a figura de Antônio Conselheiro continua quase intocada. Dela restaram contornos físicos razoavelmente precisos, mas é no campo psicológico que o Conselheiro escapa da amarra da definição e retoma uma forma enevoada original, a de um leigo que se transformou no temerário pastor de homens. Visionário e forte o suficiente para colocar as forças da República nascente nos seus calcanhares e nos de seus seguidores entrincheirados em Belo Monte.
Neste número da Revista USP, dedicado ao centenário do conflito que gerou um clássico literário e estudos acadêmicos ininterruptos, procura-se mostrar que o material de pesquisa sobre Canudos está longe de estar esgotado. Aliás, o grande mérito deste dossiê caminha justamente nesta direção, isto é, no fato de examinar e pôr em circulação um número de documentos ao qual apenas os especialistas têm acesso. Nesse sentido destacam-se os textos assinados ou apresentados por José Calasans, talvez o maior pesquisador de Canudos no Brasil, com um trabalho que já dura pelo menos seus cinqüenta anos. Leve-se em conta que assinam "Canudos" ainda nomes como o do ensaísta português Fernando Cristóvão, Maria Isaura Pereira de Queiroz, Walnice Nogueira Galvão, Jorge Coli, Renata Ferraz, Paulo Dantas, Adilson Citelli e Yara Dulce Bandeira de Ataide.
Completam este número da Revista USP as seções "Textos" e "Livros" além de "Homenagem", que focaliza Isaac Nicolau Salum, um dos expoentes da Universidade de São Paulo, recentemente falecido. Com este número 20 a Revista USP completa seu quinto ano de existência, o que é um motivo para comemoração.

OS EDITORES

edito-77

Cem anos após eclodir uma insurreição que iria movimentar até mesmo a vida literária, Canudos continua a ser um grande ponto de... (leia na íntegra)

 

apresentbotaonumerosbotaoassinbotaoindicecapasbotaonormas

 

proxdossie77

Judiciário

 

logo300a

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L - 4º andar - sala 411
05508-050
Cidade Universitária - Butantã - São Paulo - SP
Tel: (11) 3091.4403
revisusp@edu.usp.br
http://www.usp.br/revistausp

 

1989-2008 REVISTA USP          TODOS OS DIREITOS RESERVADOS                                                                   seta CAPA      seta CONTATO      seta ASSINATURA