topo38

home
_____________________
expediente
_____________________

editorial77

Bem que eles já mereciam uma homenagem. Juntar os nomes de Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Caio Prado Jr. foi uma das homenagens mais tocantes de toda a história da revista.
Sim, porque eles não são simplesmente três teóricos. Eles foram mestres no sentido mais amplo do saber, e cada um, à sua maneira, cuidou de repaginar e nos dizer o que era, é, este imenso país que é o Brasil. Assim, se na literatura nós podemos pensar numa geração de 30 – a princípio chamada regionalista –, o mesmo se dá com os três teóricos aqui abordados. São também a geração de 30, só que na teoria. Cada um à sua maneira: Freyre na Antropologia, Buarque de Holanda na História, Caio Prado Jr. na Sociologia. Foi a partir de suas generosas obras que as gerações posteriores trabalharam e repensaram o país.
Uma vez tive oportunidade de escrever que já não há mais intelectuais do porte de um Gilberto Freyre, por exemplo, com sua erudição enciclopédica e precoce. Penso que o mesmo vale para os nossos outros dois homenageados. Permanecem como símbolos e ideais de homens e trabalhos a serem alcançados. Penso também que esta modesta e oportuna homenagem a estes três grandes teóricos seja, de toda forma, um jeito simples de dizer-lhes muito obrigado pelo que representaram e representam para todos nós, que bebemos de seu saber, de sua erudição.
É... não há mais homens como Buarque de Holanda, Freyre e Prado Jr. Hoje, os três parecem compor uma constelação, parecem fazer parte de uma mitologia, seres vindos de um país distante para dizer a todos nós quem éramos e de onde vínhamos. Suas vidas intelectuais e pessoais influenciaram nossa própria vida. O dossiê "Intérpretes do Brasil – Anos 30" é a forma que a Revista USP encontrou para agradecer a estes três gigantes de nossa cultura.

FRANCISCO COSTA

edito-77

Bem que eles já mereciam uma homenagem. Juntar os nomes de Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Caio Prado Jr. foi uma das homenagens... (leia na íntegra)

 

apresentbotaonumerosbotaoassinbotaoindicecapas

 

proxdossie77

Rumos da Universidade

 

 

logo300a

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L - 4º andar - sala 411
05508-050
Cidade Universitária - Butantã - São Paulo - SP
Tel: (11) 3091.4403
revisusp@edu.usp.br
http://www.usp.br/revistausp

1989-2008 REVISTA USP          TODOS OS DIREITOS RESERVADOS                                                                   seta CAPA      seta CONTATO      seta ASSINATURA