topo43

home
_____________________
expediente
_____________________

editorial77

O que é doença mental? Qual o futuro do doente mental no Brasil? Essas são as principais perguntas colocadas por este dossiê da Revista USP, "Psiquiatria e Saúde Mental". A bem da verdade, o leitor deste número é um privilegiado. Ele encontrará um corpo de ensaios multidisciplinares, que debate com rigor essas questões. Desde já, como tantos outros volumes da revista, este se tornará uma referência. Nunca é demais lembrar: no terreno da doença mental, o paciente com posses terá garantido seu tratamento – precise ele de psicoterapia, de internação, ou de ambas. Até o momento, o paciente sem poder aquisitivo sofre em todos os sentidos: grosso modo, ele não tem acesso a tratamento adequado e é vítima de discriminação social. O presente material engloba, por exemplo, desde textos que examinam a questão jurídica da doença mental, passando pelas diversas formas de tratamento, incluindo aí a psicanálise, chegando aos estudos epidemiológicos. Trata-se, na verdade, de um corpo de artigos que prova, sim, que a universidade tem soluções para o problema da saúde mental brasileira. A grande questão é que até agora ela não foi ouvida. Uma das tarefas da extensa reflexão aqui apresentada é, portanto, sensibilizar a classe política que até agora tem feito ouvidos moucos aos apelos universitários. Tal tarefa tem início logo com o primeiro texto, assinado por Valentim Gentil, que analisa justamente a legislação brasileira específica da saúde mental, propondo soluções e alternativas aos modelos vigentes. Pretendemos que a discussão saia dos consultórios, clínicas e hospitais e chegue ao Congresso Nacional. Em muitos pontos não somos diferentes de países desenvolvidos, como Itália, Inglaterra e Estados Unidos – só que a verba destes, destinada ao combate da doença mental, é muito superior à nossa, para não falarmos da vontade política. Podemos afirmar, sem medo de errar, que se trata de mais uma contribuição valiosa da revista. Afinal, adaptando um ditado já antigo, o preço da saúde (principalmente a mental) não há o que pague.

FRANCISCO COSTA

edito-77

O que é doença mental? Qual o futuro do doente mental no Brasil? Essas são as principais perguntas colocadas por este dossiê da.... (leia na íntegra)

 

apresentbotaonumerosbotaoassinbotaoindicecapas

 

proxdossie77

Antes de Cabral: Arqueologia Brasileira I

 

 

logo300a

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L - 4º andar - sala 411
05508-050
Cidade Universitária - Butantã - São Paulo - SP
Tel: (11) 3091.4403
revisusp@edu.usp.br
http://www.usp.br/revistausp

1989-2008 REVISTA USP          TODOS OS DIREITOS RESERVADOS                                                                   seta CAPA      seta CONTATO      seta ASSINATURA