topo72

home
_____________________
expediente
_____________________

editorial77

Com este número a Revista USP fecha sua trilogia dos quatro elementos. Ar/Fogo é o tema aqui. E é preciso dizer, desde já, que, antes de começar a aventura desses três números, sabíamos que os assuntos sobre os quais trabalharíamos seriam de grande importância, mas não podíamos imaginar o alcance a que estavam sujeitos. Refiro-me ao recente anúncio do Painel Intergovernamental sobre Mudanças de Clima (IPCC, em inglês) a respeito da condição deplorável do planeta já no final deste século, caso medidas vigorosas relativas ao meio ambiente não sejam tomadas pelos países – avançados, emergentes, tanto faz – num prazo muito curto de tempo. As conclusões expostas no documento são nada menos que aterradoras, flertando com a catástrofe que o ser humano legará às próximas gerações. Falou-se muito até agora no Protocolo de Kyoto – e mais ainda da não-adesão dos Estados Unidos a ele. Ao que tudo indica, não há mais saída, pois, a se emitir carbono no mundo nos níveis atuais (e sabe-se que com o crescimento econômico de China e Índia essa emissão irá aumentar) e a se desmatar a Amazônia selvagemente, o chamado efeito estufa irá aumentar, a temperatura no planeta tenderá a subir mais do que ocorreu até aqui. A previsão é, se isso acontecer – e não há por que não acontecer se medidas urgentes e globais não forem adotadas –, um aumento planetário de temperatura com conseqüente derretimento das calotas polares, mudanças climáticas aniquiladoras: mais e mais tempestades e furacões, mais secas vindas do "nada" (uma situação sombria para as cidades costeiras de todo o mundo, uma vez que o nível do mar subirá não se sabe ainda com exatidão quantos centímetros).
Se, por um lado, o Brasil é maior responsável mundial por desmatamento – vide Amazônia –, por outro está no chamado "olho do furacão", pois situa-se no front da produção da energia renovável –, não por acaso, já é o maior exportador mundial de etanol de açúcar, de proteína vegetal e de soja. Assim, o leitor verá nas páginas que se seguem um amplo apanhado, uma ampla discussão, sobre alguns dos pontos mais importantes do que hoje se discute em todo o mundo. Nosso foco, como não poderia deixar de ser, é o Brasil. Mas o debate interessa ao mundo todo.

FRANCISCO COSTA

edito-77

Com este número a Revista USP fecha sua trilogia dos quatro elementos. Ar/Fogo é o tema aqui.… (leia na íntegra)

 

apresentbotaonumerosbotaoassinbotaoindicecapasbotaonormas

 

proxdossie77

Financiamento da Pesquisa no Brasil

 

logo300a

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L - 4º andar - sala 411
05508-050
Cidade Universitária - Butantã - São Paulo - SP
Tel: (11) 3091.4403
revisusp@edu.usp.br
http://www.usp.br/revistausp

 

1989-2008 REVISTA USP          TODOS OS DIREITOS RESERVADOS                                                                   seta CAPA      seta CONTATO      seta ASSINATURA