Artigo | edição 12 | Julho-Dezembro 2012
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Glauber e o barroco: cinema da resistência e contraconquista
 
Pedro Vaz Perez
 
Resumo:
   
À luz da proposta de um barroco americano de contraconquista, sugerida por Lezama Lima, o presente estudo busca identificar a expressão desse barroco no filme Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha. Tendo em vista as relações dialéticas da colonização portuguesa no Brasil e seus resquícios, bem como a reincidência de mitos culturais em diferentes momentos históricos, este artigo buscará compreender como o cineasta inscreve uma visão de mundo, realizando um possível cinema de contraconquista. Por fim, será realizada uma aproximação entre Glauber e os modernistas brasileiros, que, ao revisitarem o acervo barroco colonial, identificaram gestos de tensão com relação aos modelos artísticos miméticos europeus. Longe de uma interpretação histórica e anacrônica do acervo, buscaram fazer uso do que viram para seu próprio projeto artístico.
Palavras-chave:
   
  Glauber Rocha, cinema, barroco, colonização, modernismo brasileiro.
O autor:
 
 
Jornalista e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) Bolsista da Fapemig. pedrovazperez@gmail.com
 
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