Artigo | edição 12 | Julho-Dezembro 2012 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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A questão da autoria no filme documentário e o caso Jean Rouch: uma perspectiva de análise |
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Sandra Straccialano Coelho |
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Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O problema da autoria é difícil de abordar nos estudos cinematográficos e, sobretudo, no estudo do documentário. Esse artigo propõe o modelo teórico do campo de produção cultural desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu como abordagem especialmente interessante para essa questão. Primeiramente, discutem-se alguns dos principais desafios e problemas teóricos relacionados à autoria no documentário. A seguir, por meio da análise da posição autoral do etnógrafo e cineasta Jean Rouch, demonstra-se, brevemente, o caso de um autor que tensionou as fronteiras do campo da produção cinematográfica e documentária em um determinado momento, consolidando-se, assim, como figura paradigmática de uma determinada tradição no campo. |
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Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cinema documentário, autoria, Jean Rouch. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
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Doutoranda em comunicação e cultura contemporâneas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em multimeios pela Unicamp e bacharel em letras pela mesma instituição. Membro do Laboratório de Análise Fílmica e do Núcleo em Análise do Cinema Documentário (UFBA). Atualmente desenvolve pesquisa sobre a narrativa na etnoficção de Jean Rouch. sandrixcoelho@gmail.com |
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