Dossiê | edição 12 | Julho-Dezembro 2012
Texto completo: pdf
 
O gênero dos Fashion Blogs: representações e autenticidades da moda e do feminino
 
Mariana Della Dea Tavernari e Mariane Harumi Murakami
 
Resumo:
   
O presente trabalho propõe-se a investigar as configurações genéricas dos blogs de moda e beleza, explorando as mudanças na comunicação sobre esses temas com o advento das plataformas de publicação online e seu papel na constituição identitária feminina, na criação de ideias e, mais tarde, na promoção de tendências. Verifica-se, no artigo, que as estratégias discursivas do gênero estiveram sempre em larga medida condicionadas pelas estéticas realistas, fazendo com que a subjetividade e o lugar de fala das blogueiras tornem-se fatores imprescindíveis para sustentar a autenticidade das narrativas.
Palavras-chave:
   
  Blogs, gêneros discursivos, moda, beleza, autenticidade.
O autor:
 
 
Mariana é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo (PPGMPA-USP). Bolsista CAPES. E-mail: mddt@usp.br
Mariane é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo (PPGMPA-USP) e docente da Universidade Braz Cubas. Bolsista CAPES. E-mail: mhmurakami@gmail.com
 
Texto completo: pdf
 
 
voltar