Dossiê | edição 12 | Julho-Dezembro 2012 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Texto completo: pdf | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
As ficções da representação: discurso e construção de lugares sociais |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cintia Liesenberg e Mariana Duccini Junqueira da Silva |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A partir dos conceitos de representações sociais (MOSCOVICI, 2010) e dos processos de identificação como inscrição subjetiva em relação a um espaço de alteridade (LANDOWSKI, 2002), buscamos analisar como o regime ficcional atua em uma distribuição de lugares sociais. A dimensão da ficção é aqui compreendida como possibilidade de mobilização, pelos sujeitos, de estratégias discursivas que reorganizem suas experiências cotidianas, garantindo a elas determinadas maneiras de visibilidade no corpo coletivo. Com a observação dos filmes Escritores da liberdade (Richard Lagravenese, 2007) e O céu sobre os ombros (Sérgio Borges, 2009), depreendemos como tais formas de “dar a ver” operam ora em termos de uma domesticação do lugar do outro, ora segundo o reconhecimento da alteridade como uma condição irredutível. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Representações sociais, identificação, ficcionalização, Escritores da liberdade, O céu sobre os ombros . | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cintia possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991) e mestrado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. acintialie@gmail.com Mariana é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - bolsista CAPES. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2007). marianaduccini@gmail.com |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Texto completo: pdf
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
voltar | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||