Dossiê | edição 12 | Julho-Dezembro 2012
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Escritura e desconstrução da imagem e do som no cinema: uma análise de O Inferno de Henri-Georges Clouzot
 
Eliza Bachega Casadei e Rafael Duarte Oliveira Venancio
 
Resumo:
   
O objetivo do presente artigo é fazer a análise do filme inacabado O Inferno (1964), por meio do documentário O Inferno de Henri-Georges Clouzot (2009), utilizando o arcabouço teórico da Desconstrução representado aqui pelo pensamento acerca do cinema de Jacques Derrida e Jean-François Lyotard. Pretendemos, assim, mostrar como essa forma propriamente cinematográfica de mostrar o inferno e o ciúme buscada por Clouzot teve como eixo principal de articulação uma desconstrução dos dois elementos que justamente se configuram como os centrais da arte cinematográfica: o som e a imagem. É a partir de uma revisão crítica do trabalho feito tradicionalmente com estes elementos que Clouzot busca outra forma de (re)presentação linguística.
Palavras-chave:
   
  Cinema, linguagem midiática, Inferno, Desconstrução, psicanálise.
O autor:
 
 
Eliza é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e professora dos cursos de Comunicação Social do Complexo Educacional FMUFIAM- FAAM. elizacasadei@yahoo.com.br
Rafael é doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo e professor no Centro Universitário Senac, no Complexo Educacional FMU-FIAM-FAAM e no Instituto Europeo di Design de São Paulo. rdov1601@yahoo.com.br
 
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