Artigo | edição 2 | Janeiro-Junho de 2008
Texto completo: html | pdf
 
Recepção e consumo de Rebelde-RBD por parte dos jovens
 
Fernanda Elouise Budag / Maria Aparecida Baccega
 
Resumo:
   
Neste texto buscamos trabalhar as questões da recepção e do consumo da telenovela «Rebelde» e do grupo musical «RBD» por parte de jovens. Apresentam-se alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo é identificar os valores em «Rebelde» e contrastá-los com os percebidos pelos receptores, com a intenção de compreender as ressignificações efetuadas por estes sujeitos. Neste processo, procuram-se detectar as singularidades das identidades dos jovens receptores pesquisados, assim como as peculiaridades das práticas de consumo inseridas nesse circuito.
Palavras-chave:
   
  Recepção, consumo, telenovela.
O autor:
 
 
Fernanda Elouise Budag é bacharel em Comunicação Social (Universidade Regional de Blumenau – FURB), mestranda do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo (Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM).

Maria Aparecida Baccega é livre docente (USP), docente/pesquisadora do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar